terça-feira, 29 de novembro de 2011

Campanha de vacinação aftosa termina nesta 4a. feira

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina nesta quarta-feira, 30. É o prazo final para o criador vacinar todo o rebanho, bovinos e bubalinos. A declaração da vacinação deve ser feita ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), até o dia 7 de dezembro.

Com um rebanho de 205 milhões de bovinos e pouco mais de um milhão de búfalos, o Brasil se transformou no maior exportador de carne do mundo, o que se traduz pelo acréscimo de US$ 3,2 bilhões no saldo da balança comercial nacional, de janeiro a agosto de 2011. São Paulo, com um rebanho de 11,3 milhões de animais, responde por quase 40% do volume das exportações brasileiras de carne.

Em 2010, São Paulo teve uma cobertura vacinal de aftosa superior a 98%, sendo reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como livre da febre aftosa com vacinação. Desde 1996 não são registrados casos da doença no Estado.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária desenvolve ações focadas em vigilância ativa com controle e cadastro de rebanhos, fiscalização em eventos de concentração animal, controle de trânsito e imunização do rebanho, tendo como meta principal a declaração do Estado como livre de febre aftosa sem vacinação. A Secretaria se programa para retirar gradualmente a obrigatoriedade da vacinação contra aftosa no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário