sábado, 20 de agosto de 2011

Fogo provoca destruição e assusta moradores na Alta Paulista

Caminhão pipa de usina ajudou a combater
o fogo Foto: Alex Barreto/JR
M.Maia/Porta Regional
Dois incêndios de grandes proporções provocaram destruições de pastagens e, em plantações de cana-de-açúcar, nessa sexta-feira (19), em Monte Castelo e no distrito de Terra Nova d’Oeste, em Santa Mercedes. Bombeiros de Dracena e vários caminhões pipas de usinas trabalharam no combate as chamas.

Em Monte Castelo, o fogo atingiu uma propriedade rural bem próxima à cidade, formando uma vasta nuvem de fumaça levando pânico aos moradores. Os bombeiros tiveram trabalho não só para extinguir os focos de incêndio, mas também com o apoio de ambulâncias do município retiraram pessoas que estavam no meio do pasto tocando o gado.

O sargento Dias, dos Bombeiros que comandou a equipe disse que uma pessoa foi encontrada desmaiada no meio do pasto, onde ocorria o incêndio. Ele informou ainda que em dado momento chegou a ficar de frente com o fogo e usou as devidas precauções para não ser atingido.

Um grupo de jovens foi retirado da propriedade e levado de volta para a entrada da cidade aliviando familiares que aguardavam com ansiedade o retorno deles.

De Monte Castelo, os bombeiros tiveram que ir ao distrito de Terra Nova d’Oeste onde o fogo ameaçava atingir uma creche.

No trajeto até aquele distrito eram visíveis nuvens de fumaça que indicavam onde existiam focos de incêndios em canaviais.

Em Terra Nova d’Oeste, o fogo queimou uma vasta área de pastagens em frente a algumas residências, inclusive os moradores tiveram que sair por precaução.

Neste distrito, o fogo queimou parte do gramado do pátio de uma creche que quase foi atingida causando susto e as crianças também foram retiradas. Várias viaturas da Polícia Militar e o Resgate do Corpo de Bombeiros estiveram no local para prestar apoio, mas não chegaram a intervir, porque já não havia mais ninguém no local.

Moradores de Terra Nova permaneceram na entrada do distrito, por causa dos focos de incêndio.

O sargento Dias que trabalhou em Monte Castelo juntamente com os soldados Benoni e Eder Torres, teve ainda o apoio do soldado Eber, da Polícia Militar, e relatou que os primeiros objetivos eram retirar as pessoas que residiam nas proximidades dos locais dos incêndios, além do gado que estava na pastagem.

Segundo ele, foram grandes as áreas queimadas na região. “Neste momento devido a estiagem há diversos focos de incêndio”, disse o sargento antes de ir para Terra Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário