sábado, 18 de agosto de 2012

Usina de Marabá é multada em R$ 45 mil por queima de cana

Uma usina de Marabá Paulista foi multada em R$ 46 mil por crime ambiental de queimada na tarde dessa quinta-feira (16). Segundo informações da Polícia Militar Ambiental, a empresa queimou 46 hectares de cana-de-açúcar em horário irregular.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetest), órgão que fiscaliza a ação nas usinas, é responsável por medir a umidade relativa do ar e determinar os horários exatos para a queima, que nessa quinta-feira deveria ocorrer somente entre às 18h e 6h do dia seguinte.

No entanto, a empresa executou os trabalhos antes das 17h. Segundo informações da Polícia Ambiental, a usina deve solicitar a autorização e, no dia da queima, verificar pela internet se o pedido foi revogado por questões de clima. “A umidade pode mudar e a empresa deve ficar atenta a isso, é uma norma”, explica a cabo Meire Bortolato.

Ainda de acordo com ela, o crime foi constatado com o auxílio de satélite. “No dia 27 do mês passado constatamos o foco no mesmo local, mas como o satélite transmite as imagens com atraso, chegamos na propriedade e a cana já estava queimada, não havia fogo, por isso não foi possível multar. No entanto, quando retornamos na data de ontem para falar sobre a patrulha anterior, encontramos a cana queimada e ainda com vestígios de fumaça”, relata a policial.

Agora, o proprietário da usina tem até 20 dias para entrar com recurso. iFronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário