quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Prudente está na lista da Fifa para receber seleção na Copa-2014

Prudentão é um dos campos escolhidos pela Fifa
A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram na manhã desta quarta-feira (1º), no Museu do Futebol em São Paulo, a primeira versão do catálogo das cidades que podem servir como Centro de Treinamento de Seleções na Copa do Mundo do Brasil em 2014. E dentre os 54 CTs selecionados por enquanto, Presidente Prudente tem dois.

A lista apresenta um combinado com um campo para treinamento e um hotel que as seleções poderão se hospedar. O Estádio Prudentão aparece junto com o Hotel Gralha Azul e o Centro de Formação de Atletas Flávio Araújo, conhecido como CT do Everest, está junto com o Hotel Fazenda Campo Belo, de Álvares Machado.

Os dois CTs de Prudente e os hotéis foram avaliados por meio de fotos pelo comitê organizador da Copa e, a partir de agora, as visitas passam a ser presenciais. Os locais precisam atender a requisitos básicos, como distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio, distância do local de treinamento para um hotel com 55 quartos exclusivos, entre outros.

Conforme o assistente técnico da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), Fernando Kato, que está coordenando o projeto do município para receber uma seleção na Copa 2014, apesar de ter dois combinados de CT mais hotel, a cidade poderá receber apenas uma agremiação.

“Pelo porte, temos condições de atender bem apenas um país, mas a seleção que nos escolher terá um pacote todas essas opções, poderá treinar no Prudentão ou no CT do Everest e escolher qual dos dois hotéis quer ficar”, explica Kato.

A lista é apenas uma recomendação da Fifa para as seleções e será enviada para todas as federações que estão disputando as eliminatórias. Caberá aos países escolherem onde querem ficar. Caso um CT fora do catálogo seja escolhido, a federação terá que conversar com a Fifa para a inclusão do local na lista de CTs credenciados.

Por isso, Prudente pretende iniciar uma campanha para convencer uma seleção a ficar na cidade. “Vamos produzir um material institucional divulgando nossas qualidades e encaminhá-los para os consulados de alguns países”, conta o assistente técnico da Semepp.

“Prudente está confiante porque tem capacidade e potencial para receber uma seleção, mas temos que ter consciência que estamos disputando com São Paulo e Rio de Janeiro que têm essas estruturas há mais tempo”, completa Kato.

A expectativa é grande, principalmente do setor hoteleiro, que inclusive já recebeu pedidos da Fifa para reserva de quartos para o período da Copa. “A Fifa se antecipou e designou uma comissão para que pudesse fazer a análise dos hotéis e celebrar já contratos com reservas entre 7 de junho a 14 de julho”, afirma o dono do Gralha Azul, Fauzi Rejabe.

Uma segunda versão do catálogo de CTs será divulgada no primeiro semestre de 2013 e novos centros de treinamentos poderão se inscrever para serem vistoriados pelo COL. O caderno completo deve sair somente no segundo semestre do ano que vem, quando deverá ter entre 80 e 90 centros - o mínimo é 64.

As seleções devem escolher oficialmente seu CT somente depois do sorteio dos grupos do Mundial, marcado para dezembro de 2013. O prazo limite para a definição é janeiro de 2014. *Com iFronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário