quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Termina nesta 5a. feira inscrição para o 8º Exame da OAB

Esta é a última semana para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) receber as inscrições para o 8º Exame de Ordem Unificado. O prazo termina às 23h59 min desta quinta-feira, dia 16. A prova objetiva, primeira fase, será aplicada no dia 9 de setembro, e a segunda fase, prova prático-profissional, no dia 21 de outubro.

Conforme o edital, a prova objetiva será composta de 80 questões e terá cinco horas de duração. Os locais de realização do exame serão divulgados no site da OAB ou nos endereços eletrônicos das Seccionais, e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na data provável de 3 de setembro de 2012. As questões abrangerão as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo do curso de direito e, no mínimo, 15% de questões que abordem o Estatuto da Advocacia e da OAB, e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos.

A etapa subjetiva ou prova prático-profissional será composta de quatro questões práticas sob a forma de situações-problema, valendo, no máximo, 1,25 ponto cada, e mais uma peça profissional sobre tema da área jurídica de opção do examinando: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário.

De acordo com informações da OAB, o Exame de Ordem pode ser feito por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação ou do nono e décimo semestres. Aplicado pelo Conselho Federal em todo o Brasil, o exame é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário