As doses da vacina contra raiva enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado de São Paulo não são suficientes, por enquanto, para programar uma campanha contra a doença em todas as cidades paulistas. A Secretaria de Estado da Saúde informa que são necessárias 7,5 milhões de doses para imunizar todos os cães e gatos, mas o governo federal encaminhou 2 milhões de doses. A vacinação está suspensa no Estado desde agosto 2010, quando foram registrados casos de choque anafilático e mortes de animais imunizados.
A última morte registrada no Estado ocorreu em dezembro do ano passado, na capital paulista. Um gato foi acometido pelo vírus da raiva e está sendo tratado como caso isolado pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo já realizou a chamada vacinação de bloqueio em cães e gatos da região, na tentativa de evitar que o vírus se espalhe em outros locais.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria estadual, a área técnica do órgão está estudando quais municípios irão receber as primeiras doses da vacina e há uma possibilidade de trabalhar com cidades que tiveram registro de raiva em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário