Da assessoria
Há muito tempo que todos nós sabemos que o cigarro faz muito mal, que mata e gera muitos problemas físicos e psicológicos.
Porém quem é viciado em cigarro (tabaco), geralmente tem vontade de largar este incomodo e prejudicial vício, só que não conseguia êxito.
A prefeitura de Caiuá, por determinação do prefeito Cícero, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo um exemplar e promissor programa contra este maléfico vício, que é o cigarro.
Segundo a psicóloga Meire Rose Machado Alves, este trabalho é desenvolvido na sede e nas agrovilas III e IV, com uma média de 20 pessoas por grupo. Os grupos são coordenados por duas psicólogas, uma assistente social, uma enfermeira e uma dentista, além do acompanhamento dos médicos da rede municipal.
Ainda segundo a Meire Rose, é um processo que dura em média um ano, com reuniões semanais.
Nos três primeiros meses o dependente (fumante), recebe gratuitamente adesivo que são medicamentos a base de nicotina, e que auxilia a pessoas a parar de fumar.
A maioria dos dependentes ainda recebe outro importante medicamento, conforme a prescrição médica, chamada “Bupropiona”, que também auxilia no tratamento, e também é gratuito.
A intenção do setor é abrir (começar) um novo grupo a cada semana. A psicóloga Meire Rose enfatizou que para se ter sucesso a pessoa tem que se esforçar, e querer ter uma vida saudável, longe do cigarro.
Por sua vez o prefeito Cícero Paulino Sobrinho disse estar feliz com os resultado até agora obtido. “Se alguém quer parar de fumar nós vamos ajudar”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário