Exportação de carne para Estados Unidos pode ser feita a partir de 27 de janeiro
Da Redação
O Mato Grosso do Sul e outros estados do país poderão retomar as exportações de carne bovina industrializada para os Estados Unidos a partir da próxima segunda-feira (27), informou o Ministro da Agricultura Wagner Rossi.
A princípio, serão liberados 12 frigoríficos localizados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, informou o Ministério da Agricultura.
As vendas de carne industrializada para os EUA estavam suspensas desde o fim de maio.
A decisão foi tomada pelo após inspeção norte-americana no período de 31 de agosto a 22 de setembro. Na ocasião, técnicos visitaram frigoríficos em MS, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Em 2009, as vendas do produto para o mercado norte-americano renderam US$ 223,1 milhões, o que corresponde a 43,2 mil toneladas.
A certificação da carne vendida para os EUA foi suspensa após autoridades norte-americanas terem detectado, em lotes de carne vindos do país, patamares do vermífugo Ivermectina acima do nível tolerado. A decisão de autorizar as vendas para o mercado norte-americano foi do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS, sigla em inglês) dos Estados Unidos, que constatou a eficiência dos planos de controle do governo e das empresas para garantir a qualidade da carne. (com informações do MAPA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário