sexta-feira, 8 de junho de 2012

Unesp de Rosana colabora em projeto de pesquisa

Em Rosana, seis estudantes do curso de Turismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estudam a gestão de bens patrimoniais como parte do projeto Memória Ferroviária, realizado pela universidade, em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O estudo, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Fatec, visa à “recuperação de um acervo centenário de documentos que contam a história da ferrovia no oeste de São Paulo”, o que inclui a Estrada de Ferro Sorocabana, que passava pela região e sustentou este nome até 1969. Até o momento, 19 mil itens, produzidos entre 1869 e 1971,

já foram recuperados e o resultado deste trabalho pode ser conferido por meio do site www.memoriaferroviaria.com.br. O coordenador do projeto e professor de História, Eduardo Romero de Oliveira, salienta a importância da pesquisa para a sociedade como um todo, e para os estudiosos em particular.

A pesquisa teve início em 2009 e encontra-se na fase de coleta cartográfica, bibliográfica, digitalização e 3D. De acordo com a gestora do Projeto Tecnologia e Cultura/Memória Ferroviária e coordenadora do mapeamento do acervo ferroviário do Complexo Fepasa Jundiaí, Lívia Maria Louzada Brandão, atualmente, dois professores e seis mestres das Fatecs de Jundiaí e Itu (Centro Paula Souza), mais 18 alunos, também estão envolvidos no minucioso trabalho. (Com O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário