quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fazenda de Agripino Lima é invadida pela 6a. vez no Pontal

Advogados da família do ex-prefeito de Presidente Prudente, Agripino de Oliveira Lima Filho, entraram nessa quarta-feira (27) na Justiça com pedido de reintegração de posse contra os invasores da Fazenda Nazaré, em Marabá Paulista, no Pontal do Paranapanema.

A propriedade rural, de 4,2 mil hectares, foi invadida no fim de semana por 200 integrantes de movimentos sociais que atuam na região. A liminar de despejo pode ser dada ainda nesta quinta-feira (28); o clima permanece tenso na região.

A mesma área é disputada por integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST), que há dois anos estão acampados numa área ao lado da propriedade. No ano passado, o grupo também invadiu a fazenda, mas foi despejado por ordem judicial.

De acordo com a Polícia Militar, os novos invasores fazem parte de grupos ligados a José Rainha Júnior, líder do MST da Base, que voltou a atuar na região após ficar nove meses preso sob a acusação de desviar recursos da reforma agrária.

Esta é a sexta invasão da Fazenda Nazaré desde que a propriedade das terras foi contestada pela Fazenda Pública do Estado, em ação iniciada em 2000. Em 2002, a fazenda foi declarada terra devoluta, sentença que foi confirmada pelos tribunais superiores nos anos seguintes.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal não acatou recurso especial apresentado pela família Lima, mas houve novo recurso, ainda não julgado. A Polícia Militar mantém viaturas monitorando a área na tentativa de evitar conflitos. (Com José Maria Tomazela/O Estado de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário