segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

'Não foi surpresa', afirma bispo prudentino sobre renúncia do Papa Bento XVI

Com o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI divulgado nesta segunda-feira (11), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo da diocese de Presidente Prudente, fala sobre a decisão do líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana, há oito anos no Vaticano.

Dom Benedito espera que a primeira viagem
internacionaldo novo Papa seja no Brasil
O Papa vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Aos 85 anos, ele afirmou que vai deixar o papado devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer a função. Sobre isso, Dom Benedito afirma que a decisão foi sábia. 

 “Não foi surpresa. Internamente a gente já tinha essa notícia, só não sabíamos quando iria acontecer. Ele conhece suas condições, sabe que não teria como continuar. O Papa deve orientar tudo, atender dioceses, governantes e deve estar lúcido para isso. Ele agiu com sabedoria”, afirma. 

Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos. “Mesmo já em idade avançada, ele assumiu com força, sempre exigente. E isso independe de idade. Já antes dele, João Paulo II, que morreu no papado, dizia ter coração e cabeça para continuar. E assim deve ser, depende de cada um”, reforça o Bispo. 

Agora, com a renúncia, 120 cardiais devem ser convocados pelo Vaticano para a escolha de um novo Papa, conforme explica Dom Benedito. 

“Acredito que na Páscoa já tenhamos um novo Papa”, prevê. 

Já em relação aos compromissos de Bento XVI para este ano, Dom Benedito acredita que todos devem ser cumpridos pelo novo Papa, como, por exemplo, a vinda ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro. “Talvez essa seja a primeira viagem internacional do novo Papa”, espera o Bispo. iFronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário