domingo, 10 de fevereiro de 2013

Treze cidades da região integram convênio sustentável

Transformar pneus que não tem mais utilidade em asfalto ecológico, artefatos de borracha e combustível alternativo. Este é o trabalho de sustentabilidade desenvolvido pela entidade sem fins lucrativos Reciclanip, criada pelos fabricantes Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli. 

A partir de um convênio com 411 cidades de 22 Estados do Brasil mais o Distrito Federal, entre elas 13 da região de Presidente Prudente, 400 milhões de pneus receberam o destino correto, de 1999 (ano de início da coleta) até maio de 2012. 

 Antes da transformação dos materiais, algumas etapas fazem parte do ciclo. Tudo começa com um convênio com as prefeituras. 

A partir daí, o poder municipal disponibiliza um ecoponto na cidade e realiza o contato com locais que trabalham com pneus, como borracharias e lojas. 

Com o material reunido, um caminhão da Reciclanip vai até os municípios, recolhe os objetos e leva-os até um local para serem transformados e, posteriormente, destinados corretamente. Dessa maneira, mais de 2 milhões de toneladas de pneus foram recolhidos em todo País. 

Porém, não é qualquer material que é coletado pelas prefeituras, apenas o inservível, aquele que não tem mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário