O horário de verão terminará às 0h do próximo domingo (26), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Nestes 134 dias, segundo o gerente regional da Rede Caiuá, José Carlos do Nascimento, a redução na demanda de energia elétrica foi de 4% na região de Presidente Prudente.
"Estimamos uma economia de 1.777.088 kWh, o que daria para atender durante um mês 9.890 residências, ou uma cidade como Martinópolis. Mas o principal foco do horário de verão é a redução da demanda de energia no horário de pico. O que deixa o sistema elétrico mais seguro", ressalta.
Segundo ele, as cargas ficam mais distribuídas entre 18h e 21h. "Podemos dizer que há redução de uma hora por dia da iluminação residencial, já que utilizamos mais a luz natural. No horário de pico, sem o horário de verão, há o risco de sobrecarga, e com isso, a incidência de interrupções acidentais pode ser maior”, diz.
Medidas simples - Nascimento destaca que a economia de energia é um hábito que os consumidores devem ter no cotidiano. "Nós estimulamos o uso consciente de energia elétrica com campanhas de orientação à população, principalmente nas escolas. As crianças são multiplicadores e ajudam a disseminar a ideia de que, economizar energia faz bem ao meio ambiente e também para o bolso", fala.
"Basta a abertura de janelas e cortinas, e na hora de escolher a cor para decorar seu ambiente, prefira tons claros e pastéis", reforça. Outra dica importante do gerente é com relação ao chuveiro. "Um dos vilões no aumento do consumo de energia é o chuveiro elétrico, nesta época, dispense banhos quentes, utilize a chave do chuveiro na posição verão ou desligado", alerta.
Durante o verão, os consumidores utilizam mais o sistema de refrigeração. "Inclusive o ar condicionado, isto reflete diretamente na conta de luz. Quanto mais ações em prol da economia em casa forem implementadas, melhor", conclui. *Com informações do Portal Prudentino
Nenhum comentário:
Postar um comentário