quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Venceslau promove conscientização sobre riscos da Aids

Posto móvel que atenderá a população até esta sexta-feira (17)
Às vésperas do Carnaval, a Secretaria de Saúde de Presidente Venceslau promove mais uma ação de conscientização sobre os riscos e a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a Aids. Com a temática “Aids não tem cara”, o objetivo é alertar a população sobre a doença, que na maioria dos casos se apresenta oculta entre seus portadores, bem como os mecanismos existentes de prevenção e detecção. Máscaras que simbolizam o tema proposto serão distribuídas durante os próximos dias.

O posto móvel do programa de saúde atenderá até a próxima sexta-feira (17) na Praça Nicolino Rondó, das 8h às 12h. No local, são feitas orientações e também os testes rápidos da campanha "Fique Sabendo". A atividade conta com o apoio de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

Segundo a coordenadora do programa Dst/Aids, Ilma Rodrigues, a época de carnaval exige maior atenção das autoridades de saúde, se comparado aos demais períodos do ano. “Ao longo das décadas, erroneamente as festas de carnaval ficaram ligadas no imaginário cultural de grande parte da população como um momento onde vale tudo e tudo pode”, diz.

“Nosso objetivo não é estar impondo regras de conduta ética ou moral. Mas iremos sim, orientar da melhor forma possível sobre a existência das DSTs e os riscos iminentes de se contrair uma dessas nos casos onde ocorra relação sexual com um parceiro ou parceira desconhecido e sem qualquer proteção”, enfatiza Ilma.

Ilma atenta sobre a importância das pessoas com vida sexual ativa fazerem o teste. “Qualquer ato sexual sem proteção já se torna potencial fator de contaminação. Quanto mais rápido é feito o diagnóstico, melhor para o indivíduo, pois em caso de ser soropositivo, o tratamento é iniciado de imediato”, informa.

Carnaval de rua - Durante as três noites do carnaval popular, entre os dias 18 e 20, na Praça Wenceslau Brás, os profissionais da área de saúde participarão com um bloco carnavalesco, realizando intervenções educativas com a distribuição de preservativos e materiais informativos aos foliões. Com Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário