domingo, 2 de dezembro de 2012

Prudente tem quase 700 pessoas em tratamento contra a Aids


Nesse sábado (1º) se comemorou o Dia Mundial de Combate à Aids. Em Presidente Prudente, atualmente existem 692 pessoas em tratamento contra a doença. Elas são atendidas no Programa DST/Aids do município, que já contabilizou até outubro 103 novos casos, passando de 1.062, em 2011, para 1.165, este ano. Apesar do aumento, o coordenador do programa, Jefferson Saviolo, afirmou que isso significa uma maior conscientização da população. 

“Acredito que esse aumento se deve à introdução do teste rápido, que facilitou o diagnóstico e o acesso mais fácil à população também a essa análise”, explicou Saviolo. 

Ainda segundo ele, dos 692 pacientes em tratamento, 284 são mulheres, sendo quatro bissexuais, e 408 são homens: 285 heterossexuais, 99 homossexuais e 24 bissexuais. 

“A maioria é composta por adulto-jovem, com idade entre 19 e 40 anos. Esse perfil vem se mantendo. A única diferença é que os casos de idosos com a doença aumentou nos últimos tempos”, relatou o coordenador. 

O Programa atende pessoas a partir dos 14 anos. O mais novo assistido tem 16 anos e o mais velho, 72. No grupo dos idosos há 12 homens e seis mulheres. “Nosso maior obstáculo é fazer com que a pessoa aceite o tratamento. Por isso, fazemos campanhas para incentivar, sejam elas individuais ou coletivas. Deixamos claro que mesmo que a Aids não tenha cura, há o tratamento”, ressaltou Saviolo. 

Fique sabendo 

A campanha teve início no dia 22 deste mês e os testes rápidos para detectar o vírus HIV foram realizados em diversos pontos da cidade. Com 15 minutos, a pessoa já ficava sabendo se estava contaminada ou não. 

Até a última quinta-feira (29), cerca de 2.300 testes, entre rápidos e convencionais, foram feitos. Desse total, sete novos casos foram diagnosticados, todos em homens, sendo dois profissionais do sexo. 

“Nesses casos, o indivíduo fica surpreso, embora saiba que se colocou em risco. Como o exame é em local aberto, avisamos discretamente e encaminhamos ao serviço para que o teste seja refeito”, disse Saviolo. 

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) são feitos os exames convencionais, das 8h às 10h. O fechamento será com uma missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela. Antes disso, os testes também serão realizados em frente ao local, com início às 19h. 

No Programa DST/Aids a rotina volta ao normal na semana que vem, com funcionamento das 7h30 às 10h30 e das 12h às 15h. Somente às sextas-feiras à tarde não é feito o teste. iFronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário