quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Preço da carne sobe 10% e sindicato prevê novas altas

Da Redação
A região de Presidente Venceslau está há 70 dias sem chuvas significativas. A última ocorrência, segundo o Instituto Climatempo, ocorreu entre 7 e 8 de julho, quando 23 milímetros foram registrados na cidade.

O período de estiagem já apresenta reflexos no preço das carnes, especialmente a bovina, que teve alta de aproximadamente 10% nas últimas três semanas, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Carne do Oeste Paulista, Jesuíno Paiva Cavalcante.

O valor final da carne, conforme ele, pode sofrer mais reajustes até o início de dezembro, quando o volume de chuvas finalmente se eleva e, com isso, a oferta do produto também aumenta.

As demais proteínas, como as de porco e frango, não estão livres de alta até o fim do ano, embora seja em menor escala. “É um aumento inevitável que a gente já vem praticando desde o fim do mês passado, até porque a própria arroba do boi subiu bastante nesse período”, diz.

De fato, dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA) revelam alta de 4,3% do preço de 15 kg do boi gordo em Prudente nos últimos 30 dias. Enquanto em 17 de agosto, o valor praticado pela arroba era de R$ 92, ontem o preço estava em R$ 96. “Mas a gente precisa entender que o valor da carne estava muito abaixo do necessário para cobrir os gastos, então esse aumento é de certa forma bem-vindo para o setor”, pondera Netinho. O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário