sábado, 30 de julho de 2011

Promotoria cobra ativação de UTI em Dracena

O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou no dia 12 deste mês, na 2ª Vara Cível de Dracena, ação civil pública (ACP) com pedido de tutela antecipada e preceito cominatório de obrigação de fazer para instalação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e berçário de alto risco - adequada às normas técnicas fixadas pelo Ministério da Saúde – na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Dracena.

De acordo com a ação, a unidade foi inaugurada em 23 de fevereiro de 2002, no entanto passados mais de nove anos, não se encontra em funcionamento. A promotoria responsabiliza o fato aos poderes públicos municipal e estadual, além da entidade, representada por seu provedor Altamir Alves dos Santos. A matéria segue para acolhimento ou não do Judiciário.

De acordo com a ACP, assinada pelo 1º promotor de Justiça de Dracena, Antônio Simini Junior, a UTI Neonatal não está funcionando devido o SUS não ter outorgado credenciamento para o funcionamento dos dois leitos criados, “haja vista não cumprir a santa casa de Dracena o disposto na Portaria 466 da Vigilância Sanitária; como também impende mencionar a não observância à Resolução RDC 7, de 24 de 3 fevereiro de 2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

Quanto à estrutura da unidade, o promotor alega que no dia 6 de abril deste ano, a Fundação Internacional de Lions Clube, aprovou o projeto que destinou US$ 30 mil visando à compra de equipamentos para a montagem de uma UTI Neonatal, na Santa Casa de Dracena. Desta forma, conforme a promotoria a referida verba foi repassada ao hospital, que adquiriu os aparelhos necessários para o funcionamento de dois leitos. No entanto, mesmo equipada não presta o serviço no município. Com informações de O Imparcial

Relógio com Filmadora é apreendido em Presídio

Após denúncia anônima, um agente de segurança, 29 anos, da Penitenciária de Tupi Paulista, foi flagrado anteontem com um relógio de pulso com filmadora acoplada. A informação é da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), que explica que o objeto foi encaminhado para a Delegacia de Polícia local, onde será submetido à perícia.

Sobre o equipamento, apreendido por equipes do 25o Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), o órgão explica que o mesmo seria utilizado pelo trabalhador para colher informações internas do presídio que seriam repassadas para presos que tentariam uma fuga com apoio de pessoal externo.

A Assessoria de Imprensa da secretaria ressalta que a possibilidade de entrada do equipamento na penitenciária foi comunicada anonimamente, por telefone, à diretoria da unidade. Sendo assim, os procedimentos padrões de revista foram adotados em relação aos servidores, bem como uma vistoria minuciosa foi feita em todos os que usavam relógios de pulso.

“Por volta das 18h10, um funcionário que era submetido à revista negou-se a apresentar seu relógio e tentou evadir-se do local, sendo impedido pelos demais agentes. Imediatamente a Polícia Militar foi acionada. No local também compareceu o advogado do agente, que concordou em entregar o objeto”, explica. Com informações de O Imparcial

Pres. Prudente inaugura Vara da Fazenda Pública

Descerramento da placa de inauguração da Vara da Fazenda Pública
(Foto: Olímpio Moura/Secom)
Foi oficializada na manhã desta sexta-feira (28) a instalação da Vara da Fazenda Pública em Presidente Prudente, que funcionará no Fórum local e julgará exclusivamente ações e, que figurem o poder público. Até então, a 27ª Circunscrição Judiciária contava apenas com o Serviço Anexo das Fazendas. Pela nova vara, responderá o juiz Darci Lopes Beraldo.

A cerimônia ocorreu no Salão do Júri do Fórum e reuniu magistrados, advogados, representantes dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE), parlamentares e demais autoridades, além das presenças do desembargador Spencer Almeida Ferreira, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado São Paulo (TJ) e do juiz auxiliar da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Fernando Florido Marcondes.

“Otimização da prestação jurisdicional é prioridade para solução das demandas sociais e judiciais envolvendo o poder público. A instalação também tem uma importância enriquecida pela nomeação de um magistrado experiente, competente, ágil e preparado. Sem contar que o juiz Darci construiu aqui sua família e por isso vive em harmonia com a comunidade. Tenho certeza que a avalanche cada vez maior de processos não o assustará”, garantiu Spencer.

O juiz que assumirá a nova vara, Darci Beraldo, por sua vez, confessou viver nesta sexta-feira uma experiência inédita em sua carreira jurídica, iniciada no início da década de 1990, quando foi servidor no Fórum da cidade. “Trata-se de uma enorme responsabilidade quanto a ditar os rumos da vara onde tramitam ações de interesses públicos. Trabalharemos com afinco e responsabilidade par que obtenhamos êxito no processamento de execuções judiciais”, se comprometeu.

O presidente da 29ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Presidente Prudente, Marinaldo Muzy Villela, enfatizou a importância da instalação. “Beneficiará todos os operadores de Direito. Na prática, além de termos uma vara especializada neste tipo de processo, possibilitará desafogar outras varas do Fórum. Desta forma, os processos de sua competência serão equacionados de forma mais ágil e os serviços prestados de forma mais produtiva”, enfatizou.

Atualmente, o Fórum de Prudente conta com cinco Varas Cíveis, duas de Família e Sucessões, três Criminais, uma de Infância e Juventude, duas de Execuções criminais, uma do Júri e um Juizado Especial Cível. Em todas elas, há atualmente 120.196 processos em andamento. Na Justiça local, trabalham 281 funcionários, sendo que diariamente cerca de 900 pessoas circulam, em média, pelas dependências do Fórum. Com informações do Portal Prudentino

CART limpa faróis, lanternas e faixas refletivas na Raposo

Atividades foram realizadas em
comemoração ao Dia do Motorista
Foi encerrada nesta sexta-feira (29) a programação de atividades da CART (Concessionária Auto Raposo Tavares), em comemoração ao Dia do Motorista. Visando a redução de colisão traseira, nos sete postos de serviços ao longo do Corredor Raposo Tavares, aconteceu um pit stop de limpeza.

O interesse pelo serviço, que dificilmente é oferecido nos postos de serviço, tem sido grande. “Fiquei surpreso ao parar aqui e o pessoal começar a lavar faixa refletiva, lanterna. Normalmente, eu mesmo limpo. Carrego balde e vassoura no caminhão”, frisou o caminhoneiro Djalma Santos, 54 anos, morador de São Paulo, enquanto seu caminhão passava pela limpeza.

“Quando a gente pega chuva na estrada, suja tudo. E aí lanterna e faixa refletivas ficam embaçados. Com tudo limpo, a visibilidade é total. O motorista que segue atrás da gente vê o veículo de longe. É mais seguro”, ressaltou sue colega, Luiz Carlos Pereira Matias, 41 anos.

Outro caminhoneiro, Luiz Manzano de Oliveira, 43 anos, contou que nos últimos dias rodou mais de 4 mil quilômetros entre o Paraná e o Estado de São Paulo e não encontrou nenhum outro local que oferecesse limpeza de lanterna e faixa refletiva. “Estou voltando para casa, para Santa Cruz do Rio Pardo, mas o caminhão agora já está pronto para pegar estada de novo”, disse após seu veículo passar pela limpeza.

A outra ação da CART em comemoração ao Dia do Motorista foi a distribuição de cartão de parabéns aos motoristas e do folder “Seja Visto e Evite Acidentes”, entre os dias 24 e 25, nas nove praças de pedágio do Corredor Raposo Tavares. O impresso lista dicas de segurança, como dirigir com faróis acesos, mesmo durante o dia; redobrar a atenção ao fazer conversões e ao entrar na pista, e sinalizar com a seta ao mudar de direção na via.

Presidente do CRM visita unidades de saúde em Epitácio

Visita aconteceu à Santa Casa e unidades de Saúde do município
Na última quinta-feira (28) visitou as unidades de saúde e Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Estado de São Paulo, Renato Azevedo Júnior, que estava acompanhado do diretor regional do CRM, Henrique Liberato Salvador, e sua esposa Ana Maria Rosé.

Eles foram recepcionados pelo prefeito José Antônio Furlan, o provedor da Santa Casa, Antônio José Saraiva Marques, pelo secretário municipal de Saúde, Otávio Ribeiro Marinho, além de médicos e funcionários da Santa Casa.

Segundo informações do secretário municipal de Saúde, Otávio Marinho, o presidente do CRM de São Paulo, Renato Azevedo Júnior, estava em Presidente Prudente onde entregou carteiras para novos médicos formados por Universidade da região e decidiu conhecer as u dades de Saúde de Presidente Epitácio, das quais tem boas informações.

Na reunião com o provedor e médicos da Santa Casa ele reafirmou que a saúde do município goza de bom conceito junto ao Governo do Estado, elogiando a parceria e apoio do Prefeito Furlan junto a Santa Casa. Disse também que o Conselho Regional de Medicina está desenvolvendo um trabalho que é mapear todas as unidades de saúde dos municípios do Estado de São Paulo, objetivando melhorar cada vez mais o atendimento nestas unidades.

Taxa da fecundidade cai quase pela metade em Venceslau

O índice de Venceslau acompanha o mundial
O município de Presidente Venceslau acompanha a tendência nacional de queda na taxa da fecundidade feminina. Em vinte anos, o indicador apresentou queda de quase 50% nas mulheres de 15 a 49 anos de idade. Os dados são da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

Em 2009, para cada mil mulheres nesta faixa etária, 40,86 tiveram filhos. Em 1989, o indicador era de 73,43 para cada mil. A redução foi gradativa. Em 1999, em a taxa foi de 57,85.

Na microrregião o município com maior taxa de fecundidade em 2009 foi Teodoro Sampaio, com 57,51 mulheres com filhos para cada mil entre 15 e 49 anos de idade.

Presidente Venceslau foi a sétima entre os onze municípios na microrregião. A segunda cidade com maior taxa de fecundidade em 2009 foi Presidente Epitácio com 53,21; em terceiro Rosana, com 50,83; em quarto – Euclides da Cunha Paulista, com 50,78; quinto – Marabá Paulista com 46,67; Caiuá em sexto com 44,99; em oitavo Mirante do Paranapanema com 38,32; em nono – Piquerobi, com 37,40; décimo – Santo Anastácio com 36,89 e em 11º - Ribeirão dos Índios, com 36,78.

Menores apreendidos pela PM aumentaram 14% na região

Já foram apreendidos neste ano 592 menores
No 1º semestre de 2011 foram apreendidos pela PM 76 menores em flagrante e 13 por Mandado de Apreensão, sendo 14,60% a mais que no mesmo período de 2010 (46 apreendidos em flagrante e 30 por Mandado de Apreensão), na área de atuação do 18º BPMI, que engloba 21 municípios da região de Presidente Prudente/SP.

No mesmo período de 2011 foram conduzidos 592 menores às Delegacias de Polícia para registro de Ocorrências, desses, 15% tiveram como medida corretiva a restrição da liberdade, enquanto os demais foram entregues ao pais, responsáveis ou órgãos competentes. Os 592 menores em 2011 foram conduzidos as delegacias mas apenas 15% (89 menores) tiveram sua restrição de liberdade.

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) os menores de 18 anos tem como medida a privativa da liberdade em casos de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência contra a pessoa, por reiteração no cometimento de outras infrações graves e por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

O Comandante do 18º BPM/I, Tenente Coronel Claudemir Mauro Alcarria, ressalta que muitos dos menores apreendidos são coagidos por adultos a cometerem os delitos, acreditando na impunidade e por isso a maior incidência de menores na prática de delitos.

Servidor nascido em julho precisa se recadastrar

Servidores públicos estaduais da ativa, da administração direta, das autarquias e das fundações nascidos neste mês têm até 31 de julho para realizar o recadastramento 2011.

A atualização cadastral é obrigatória e engloba também os servidores e empregados públicos civis e militares afastados e licenciados. O procedimento pode ser realizado pelo site da Secretaria de Gestão Pública ou por meio de formulários disponíveis nas unidades de Recursos Humanos (RH) dos órgãos.

Quem não fizer o recadastramento terá o salário suspenso e só voltará a receber depois que a situação for regularizada pelo RH. Entre os objetivos da medida estão manter os dados dos servidores atualizados para planejar o seu perfil futuro; traçar políticas de valorização e capacitação; e criar um banco de talentos.

Piquerobi realiza sorteio de casas da CDHU

Prefeito Zé Adivaldo, Mauro Villanova e mutuários da CDHU
Foi realizado em Piquerobi o sorteio de endereço dos mutuários beneficiários do Conjunto Habitacional Piquerobi D, parceria entre a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e o município de Piquerobi.

Estiveram presentes na cerimônia o gerente do Núcleo Regional da CDHU Mauro Vilanova, o Líder do Núcleo da CDHU Belvino Bento de Souza, o prefeito municipal Zé Adivaldo, a vice-prefeita Solange Gobetti e demais autoridades locais.

Serão entregues 22 casas no novo modelo Padrão da CDHU, que segundo o prefeito Zé Adivaldo está previsto para agosto, já que os últimos detalhes estão sendo finalizados.

Segundo o gerente regional Mauro Vilanova, Piquerobi é o segundo município a entregar a sua população casas no novo padrão, com melhorias como cerâmica, calçada ecológica, laje, entre outras.

O evento foi encerrado com um brinde aos futuros moradores do Conjunto Habitacional iquerobi D e um coquetel para todos os presentes.

Prudente é campeã dos Jogos Regionais após 13 anos

Marília ficou com o vice cam peonato dos Regionais
Após oito dias de competições poliesportivas e restando apenas esta sexta-feira para o término dos 55º Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, Presidente Prudente é campeã e Marília vice. É o fim do jejum de 13 anos. Prudente fechou o oitavo dia com 321 pontos e Marília com 304.

Fato é que Prudente é a campeã da 1ª Divisão e Marília vice. Na 2ª Divisão, Paraguaçu Paulista fechou o oitavo dia com 195 pontos. São 67,5 a frente de Palmital. Assim, Paraguaçu Paulista já a campeã desta divisão.

Região tem a menor taxa de homicídios do Estado e do País

O patamar atingido fica abaixo do classificado
pela Organização Mundial de Saúde
A região de Presidente Prudente, formada por 54 municípios, registrou no primeiro semestre do ano uma das menores taxas de assassinatos do país: 8,72 homicídios para cada 100 mil habitantes. O índice é inferior à média estadual de 9,60/100 mil habitantes e à nacional, de 25/100 mil habitantes.

O patamar atingido fica abaixo da chamada zona de epidemia, classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quando há 10 ou mais homicídios por 100 mil habitantes/ano.

Para o coronel Francisco Lozzi da Costa, comandante do Policiamento do Interior 8, responsável pela região, o treinamento policial aliado à tecnologia ajudou na redução dos índices criminais e trouxe mais tranquilidade para a população.

Os dados constam nas estatísticas mensais da criminalidade, divulgadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

IBGE vai abrir 4.250 vagas; 3 em Presidente Venceslau

Foram abertas ontem e prosseguem até o dia 19 de setembro, as inscrições para 4.250 vagas temporárias para Agente de Pesquisas e Mapeamento (salário mensal de R$ 850,00), oferecidas em 554 municípios distribuídos pelos 26 estados e no Distrito Federal. Os selecionados terão contratos de até dois anos, renovados mensalmente.

Para Presidente Venceslau são três vagas. Os inscritos no município farão a prova em Presidente Prudente.

As inscrições serão feitas no site da Consulplan (www.consulplan.net), empresa responsável pela operacionalização desta seleção, até 23h59min do dia 19 de setembro (horário de Brasília) e custam R$ 20,00. Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet poderão realizar a inscrição em Postos de Inscrição Informatizados, no mesmo período, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. A lista contendo os endereços dos Postos de Inscrição informatizados será divulgada a partir de 10 de agosto de 2011 no site da Consulplan.

O edital para o Processo Seletivo Simplificado foi publicado ontem (dia 29/07) no Diário Oficial da União e pode ser lido na íntegra no link www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/temporario_abertos.shtm e no site da Consulplan.

As provas objetivas estão previstas para 30 de outubro e as convocações deverão ser realizadas a partir de 24 de novembro deste ano.

A jornada de trabalho do Agente de Pesquisas e Mapeamento será de 40 horas semanais (oito horas diárias). O contratado receberá auxílio-alimentação e auxílio-transporte, assim como terá direito a férias e ao 13º salário. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio concluído.

Há outros pré-requisitos detalhados no edital, onde também podem ser encontrados os conteúdos programáticos das provas, que serão compostas por questões de múltipla escolha. Há 235 vagas reservadas a pessoas portadoras de deficiência em todo o Brasil. O candidato portador de deficiência deverá verificar se há este tipo de vaga no município ao qual deseja concorrer.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Festa de São Cristóvão será neste domingo em Venceslau

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima convida para procissão e missa em louvor a São Cristõvão, que serão realizados neste domingo, às 09h30, na Igreja Matriz. Haverão benção de veículos e motoristas.

Tênis de Mesa de PV é prata e leva troféu de eficiência

Equipe venceslauense, que é prata em dupla nos Regionais
A dupla de mesatenistas venceslauenses composta por Saulo Zulin e Leandro Tajero foi medalha de prata na final da categoria dos Jogos Regionais contra Gilberto e Thiago da cidade de Presidente Prudente.

Somando os pontos conquistados pela brilhante e surpreendente vitória de Presidente Venceslau que sagrou-se campeã derrotando a forte composição de Presidente Prudente no Torneio por Equipe, bem como, os pontos conquistados no Torneio de Duplas, os mesatenistas venceslauenses ainda foram contemplados com o Troféu Eficiência de Vice-Campeão Geral, com diferença de apenas 6 pontos para o 1º colocado.

Pelo segundo ano consecutivo o tênis de mesa venceslauense garante presença na 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", onde estarão presentes apenas os primeiros colocados de cada região desportiva, um dos eventos mais importantes do calendário esportivo brasileiro, que será realizada no mês de novembro na cidade de Mogi das Cruzes.

Cipa de Venceslau promove palestra sobre hipertensão

Preocupação é com o avanço da doença
Para comemorar o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes no Trabalho, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) da Prefeitura de Presidente Venceslau promoveu na manhã desta quarta-feira (27) uma palestra sobre a hipertensão arterial. A atividade foi realizada na Estação de Tratamento de Água da Secretária Municipal de Saneamento Básico.

Conduzida pela enfermeira Francislene Santa Fosta Brito Soares, da Secretaria Municipal de Saúde, a exposição foi assistida pelos funcionários dos setores de tratamento, manutenção e de obras da secretaria.

De acordo com o presidente da Comissão, Moacir Tavares Avelino, o tema hipertensão foi escolhido por ser uma doença cada vez mais comum na sociedade e por muitos ainda não conhecerem seus sintomas e formas de prevenção.

“Estudos apontam que no Brasil aproximadamente 20% da população adulta sofra desse mal. E pela condição de ser uma doença de longa evolução que leva a sérios danos no sistema vascular, seus portadores necessitam de cuidados constantes, não só com o uso de medicamentos, como também estímulos a mudança de hábitos de vida”, diz Avelino. (Com assessoria de imprensa)

Pres. Epitácio organiza procissão de N. S. dos Navegantes

A programação tem inicío no dia 6 de agosto
A tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes deve atrair aproximadamente 2.500 fiéis. O evento será realizado no dia 15 de agosto, entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. A procissão faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo, desde 15 de janeiro de 2009, após promulgação da Lei 13.413.

As comunidades católicas de Presidente Epitácio (SP) e Bataguassu (MS) através do Distrito de Nova Porto XV se unem para celebrar a tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que este ano completa a sua 63ª edição.

A programação tem inicío no dia 6 de agosto, com novena em preparação à festa que é realizada na Igreja Matriz de São Pedro, a partir das 18h até o dia 14; o Tríduo de Preparação é realizado entre os dias 9 e 11, a partir das 19h30 na capela São José; nos dias 12 e 13, a partir das 19h, na área frontal à capela São José, acontecerá uma quermesse promovida pela comunidade Tibiriçá/Bordon, quando será realizado bingo beneficente pró-construção de salão e salas multiuso da comunidade que contará com praça de alimentação e atrações musicais.

No dia 15 de agosto, a partir das 8h30, é realizada a travessia fluvial levando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, do Cais da Nova Porto XV durante um belo espetáculo nas águas do rio Paraná até a outra margem, desembarcando em torno de 9h30, no Píer Turístico de Presidente Epitácio. Simultaneamente, em Epitácio é realizada carreata saindo das igrejas da Vila Palmira, Matriz de São Pedro, Sagrada Família e São Jerônimo, com destino à chegada da procissão fluvial.

Para o transporte dos fiéis até a Vila Tibiriçá, é disponibilizado dois ônibus partindo de pontos da cidade passando por diversos bairros.

A chegada ao píer tradicionalmente é recepcionada pela Banda Marcial “Antonio Zocante”. Após o desembarque, os fiéis em procissão, seguem até a capela São José, na Vila Tibiriçá onde recepcionados com salva de fogos e uma completa estrutura montada para abrigar grande parte do público que prestigiam a celebração da Missa Campal. O retorno da procissão à Nova Porto XV é realizado por volta das 12h. (Com assessoria de imprensa)

Santo Anastácio recebe verba para melhorar estrada rural

A prefeitura de Santo Anastácio recebeu nessa terça-feira (26) mais uma verba para adequação de estrada rural do município durante reunião do um evento do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapei e Peixe (CBH-AP) realizado na cidade de Garça (SP).

Uma assembleia deliberou a destinação de recursos na ordem de R$ 296.697,20 para a adequação de um trecho de 5 km que liga o município de Santo Anastácio a Piquerobi (estrada rural SAS-050).

Do total liberado, o montante de R$ 217.697,20 será repassado pelo Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro), órgão vinculado à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, e R$ 79 mil será a contrapartida da Prefeitura.

O evento contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Rogério Menezes.

Segundo o prefeito municipal de Santo Anastácim, Roberto Volpe, a verba vai atender a mais uma necessidade dos produtores rurais que utilizam a estrada.

“A obra será iniciada no entroncamento da estrada da Biquinha percorrendo todo o trecho até a Chave Manzano. É muito importante destacar o planejamento feito pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município, pois em menos de três anos se atendeu à necessidade da adequação de três estradas que pertencem a uma mesma sub-bacia hidrográfica [Córrego Mandaguari, Água da Turma e Ribeirão Claro]”, fala.

Baixa umidade do ar em Venceslau requer cuidados

Os venceslauenses têm sofrido nos últimos dias com a baixa umidade relativa do ar. É comum os índices ficarem abaixo dos 50% recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), especialmente no início das tardes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou aviso especial alertando para as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de umidade relativa do ar abaixo de 30% em Tocantins, Goiás (exceto leste), nordeste do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo.

A previsão para Presidente Venceslau para esta quinta-feira é de que a Umidade Relativa do Ar oscile entre 51% e 57% entre as 15h e 18h.

Em dias de baixa umidade no ar a população deve evitar prática de exercícios físicos ao ar livre e exposição frequente ao sol. As pessoas também devem beber bastante líquido, para evitar desidratação e outros problemas típicos do clima seco, como problemas respiratórios.

É recomendado ainda que não façam fogueiras em áreas próximas a matas e florestas, pois o tempo seco aumenta o risco de incêndios.

Semestre tem redução de furtos em Pres. Venceslau

O número de furtos em Presidente Venceslau apresentou menor incidência no último semestre em Presidente Venceslau se comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, ocorreram 175 furtos nos primeiros seis meses de 2001 contra 183 em 2010.

Já o número de homicídios dolosos no semestre foi maior do que o de 2010: foram 6 vítimas neste ano, contra 4 no ano passado. Em 2011 ocorreram ainda duas tentativas de homicídio.

Polícia Federal apreende na região 800 mil maços de cigarros em duas carretas

Componentes da Companhia de Força Tática do 42° Batalhão da Polícia Militar durante uma operação conjunta com a Polícia Federal realizada na cidade de Teodoro Sampaio apreenderam duas carretas carregadas com cigarros adquiridos no Paraguai através de contrabando.

Os policiais que realizavam patrulhamento pela Avenida Cuiabá, abordaram um Caminhão Mercedes Benz de cor branca, com placas de Santo Ângelo (RS), onde o condutor, Zandonaide Simão David, de 32 anos, foi submetido a uma busca pessoal. Foi encontrado em seu bolso a importância de R$ 1.962,00 em dinheiro. Os policiais realizaram buscas no veículo e encontraram a carga de cigarros adquiridos de maneira ilícita através de contrabando do Paraguai.

Em seguida, ao suspeitar da existência de outro veículo que também transportava o mesmo tipo de carga, os patrulheiros deslocaram-se em diligência na intenção de encontrar outro caminhão e a cerca de 80 metros da primeira abordagem, depararam com o caminhão Scania, de cor branca que estava abandonado e que estava carregado com o mesmo tipo de carga.

Indagado, o motorista do primeiro caminhão abordado, alegou ter cerca de 800.000 maços de cigarro nos dois veículos e que estaria transportando a carga desde Maringá (PR) até a cidade de São José do Rio Preto (SP), onde receberia a quantia de R$ 2.000 mil reais no ato da entrega da mercadoria.

Diante dos fatos, o motorista foi detido e conduzido até a Delegacia de Polícia Federal em Presidente Prudente, mesmo local para onde os dois caminhões foram levados e apreendidos. O motorista foi preso em flagrante acusado por crime de contrabando e descaminho. As duas carretas com as respectivas cargas permaneceram apreendidas e serão encaminhadas para a Receita Federal.

Cadeira de rodas de preso tinha celulares, bateria e chip

Agentes de segurança penitenciária da unidade de Flórida Paulista encontram sete aparelhos de telefonia celular escondidos entre as peças de uma cadeira de rodas que seria destinada a um sentenciado portador de necessidades especiais.

De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), a cadeira seria entregue para um dos sentenciados recolhido na unidade e foi levada ao presídio pela mulher do preso. A penitenciária compacta de Flórida Paulista possui capacidade para 768 presos, mas abriga atualmente 1.256 sentenciados.

Depois da vistoria padrão realizada, os agentes passaram a cadeira pelo sistema de Raio-X e perceberam que os equipamentos estavam escondidos na tubulação do braço da cadeira. Além dos sete aparelhos de telefonia, a cadeira ainda levava um carregador de bateria, seis fones de ouvido e um chip.

Ainda conforme a SAP, as possíveis apreensões de objetos ilícitos nas revistas realizadas, ainda nas portarias das unidades, se deve não só aos aparelhos de vistorias atualmente disponíveis na Secretaria, como por um corpo funcional treinado e pronto para atuar.

Todas as providências cabíveis foram tomadas, assim como a instauração de apuração preliminar e procedimento disciplinar.

Juiz do STF recebe título de cidadão nessa sexta

Magistrados, juristas, desembargadores, além de autoridades municipais, convidados e familiares, são esperados para a entrega do título de Cidadão Prudentino ao ex-diretor do Fórum de Presidente Prudente e atual juiz auxiliar da presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), Fernando Florido Marcondes. A sessão solene está prevista para ocorrer a partir das 20h dessa sexta-feira (29/07), no auditório da APM (Associação Paulista de Medicina – Casa do Médico).

O juiz homenageado é considerado ‘braço direito’ do ministro do STF, Cezar Peluso, o qual também deve estar presente, e acumula ainda a função de secretário-geral do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A homenagem, da qual deve participar todos os vereadores da 15ª Legislatura, resulta do PL (Projeto de Lei) de autoria da presidente do Legislativo, Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB).

Em Prudente, Marcondes exercia o cargo de juiz da 1ª Vara da Família e assumiu como diretor do Fórum em 2003. Antes deste período, chegou ao Oeste Paulista como titular da Vara Distrital de Pirapozinho e, depois, em Osvaldo Cruz. Graduado em Direto pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), especializou-se em processo penal na Universidad El Salvador (UES), na Argentina, e em 2002 concluiu o mestrado na área, pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). (Com assessoria de imprensa)

Venceslauense é campeão brasileiro de karatê

O venceslauense Gabriel Hamada acaba de conquistar a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado de 22 a 24 de julho, em Campina Grande, na Paraíba.

Com esse resultado, Gabriel Hanada está automaticamente convocado para compor a seleção brasileira que disputará o Campeonato Panamericano de Karatê, a ser realizado de 28 de agosto a 03 de setembro, em Fortaleza/CE.

Em contato com a reportagem do “Integração Regional”, Gabriel destacou o importante papel do sensei Pedro Andrade (Pedrão) da nossa Academia Kiai de P. Venceslau, que o treina desde os cinco anos de idade e sempre confiou e investiu no seu talento.

Torneio de Snooker de Piquerobi premia ganhadores

Prefeito Zé Adivaldo com os venedores do torneio
No último sábado (23) foi realizada a grande final do Campeonato Piquerobiense de Snooker. A competição teve a duração de três finais de semana consecutivos, com as partidas sempre realizadas no sábado no salão da 3ª Idade do município.

Participaram da competição cerca de 90 inscritos, que jogaram emocionantes partidas ao longo dos três finais de semana. Os participantes na competição elogiaram a organização da competição e fizeram questão de parabenizar a prefeitura municipal de Piquerobi em realizar mais este evento para população.

A competição foi uma realização da Prefeitura Municipal de Piquerobi, com organização da Secretaria Municipal de Esportes de Piquerobi, apoio da Câmara Municipal de Piquerobi e o grupo da 3ª idade de Piquerobi. Duas empresas apoiaram a competição: Cai-bola Mini Bilhar da cidade de Presidente Prudente e Supermercado Facholli de Santo Anastácio.

Para Francisco Ferreira Lustoza, coordenador da competição e membro da secretaria de esportes de Piquerobi, a competição teve um bom nível técnico entre os participantes, assim propiciando boas partidas e, conseqüentemente, muita emoção.

As colocações foram: Paulo Ventura (1º Lugar), Vantuir (2º Lugar) e Rei (3º Lugar). Com informações da Assessoria de Imprensa

Bragato apóia pequenos produtores rurais da região

Mauro Bragato apresentou reivindicações
O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) está apoiando os pequenos produtores rurais dos municípios da região de Presidente Prudente nas suas reivindicações junto à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SAA).

Segundo ele, a agricultura e pecuária de leite na região é formada, na sua maioria, por pequenos produtores que precisam de incentivos para manter a subsistência familiar.

Durante o programa Governo Presente, realizado em Presidente Prudente, o deputado acompanhou os prefeitos em audiências com a secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, e reforçou os pedidos para o setor nos municípios.

O prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, reivindicou a inclusão de novos trechos de estradas no programa Melhor Caminho, que promove melhorias nas estradas rurais.

O prefeito de Narandiba, Ênio Magro, que esteve acompanhado de representantes de associações, solicitou máquinas e implementos para fortalecer o microempreendedor rural e as associações agrícolas do município. A secretária reconheceu a importância dos pedidos para a categoria e informou que eles serão analisados para possível viabilização.

Corpo de Bombeiros da região tem novo comandante

Novo chefe dos bombeiros (esq.) e o tenente PM
Maycon no gabinete (Foto: Marcos Sanches/AI)
Há 22 anos vestindo a farda da corporação dos Bombeiros na Grande São Paulo, o tenente-coronel PM Carlos Antônio Nóia de Souza é o novo comandante do 14º Grupamento de Bombeiros (GB) de Presidente Prudente, que compreende 54 municípios da região.

Desde o dia 12 deste mês, o ex-oficial do 4º GB – zonas oeste e sul da Capital paulista – está à frente do posto que até então era ocupado pelo tenente coronel PM Claudemir Mauro Alcarria, atualmente no comando do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).

Na tarde desta quinta-feira (28), o novo chefe do Corpo de Bombeiros, acompanhado do comandante do posto centro, o tenente PM Maycon Costa de Cristo, esteve no gabinete do Paço Municipal para visita de apresentação ao prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).

Durante a visita, Souza disse que pretende não somente dar continuidade no trabalho executado até então por Alcarria, como também buscar novas formas e alternativas visando melhorar ainda mais os serviços prestados.

“Temos a intenção de aumentar o número de homens que integram o efetivo e, consequentemente, o de viaturas visando atender melhor a população”, disse. Com Asessoria de Imprensa

segunda-feira, 25 de julho de 2011

PM prende 19 pessoas durante fim de semana na região

Objetos e dinheiro apreendidos pela PM
Integrantes do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I) prenderam, neste fim de semana (22, 23 e 24), em ocorrências distintas, 19 pessoas em flagrante delito e cinco por Mandado de Prisão, em Presidente Prudente e região.

Na última sexta-feira (22), policiais militares da Companhia de Força Tática prenderam duas pessoas portando armas, um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 22, municiadas com um total de 18 cartuchos. Na ação os autores ainda confessaram a prática de um roubo ocorrido na agência dos correios de Álvares Machado ocorrido na tarde da última quinta-feira (21). Com a dupla foi recuperado ainda R$ 13 mil em dinheiro levado da agência.

Dez pessoas foram presas em flagrante por tráfico e associação ao tráfico de drogas na região. Duas foram presas em Presidente Prudente, uma em Narandiba, quatro em Martinópolis e três em Pirapozinho.

Uma pessoa foi presa por embriaguez ao volante em Indiana e uma por furto no interior de veículo em Presidente Prudente.

No camelódromo de Presidente Prudente, uma mulher foi detida comercializando mais de dez mil CD's e DVD's pirateados. Ela responderá pelo crime de violação de direitos autorais.

Dos mandados de prisão cumpridos e fugitivos recapturados, quatro foram em Presidente Prudente e um em Martinópolis.

Ao todo três armas foram apreendidas, duas de fogo e uma de pressão, 25 pedras de crack, 15 papelotes de cocaína, 147 gramas de maconha, e ainda R$ 14.127, 85 em dinheiro, produto de ilícitos penais, além de outros objetos relacionados a crimes. (Com assessoria de imprensa)

Mulher se joga da ponte no Rio Paraná, mas é salva pelos bombeiros

Bombeiro acompanha operação de salvamento
No sábado (23), uma mulher de 27 anos se pendurou na grade de proteção da ponte Mauricio Joppert sobre o Rio Paraná, em Bataguassu (MS), e se jogou de uma altura de 12 metros. O Corpo de Bombeiros Militar já estava no local tentando acalmar a vítima, quando, neste momento, a mulher se soltou e caiu dentro do canal do rio.

O soldado do Corpo de Bombeiros Roberto Alexandre Costa, do quartel de Bataguassu, pulou em seguida, e apenas com o auxílio de um colete e ainda fardado, nadou em direção da mulher tentando salvá-la. Era por volta de 5 horas da manhã e ainda estava escuro, com pouca visibilidade, e neste ambiente perigoso, com correnteza muito forte e profundidade de quase 50 metros no ponto mais fundo, que o soldado conseguiu alcançar a vítima e realizar os primeiros atendimentos.

Ela já tinha descido quase 500 metros rio abaixo. Logo após, o barco de salvamento chegou e encaminhou a vítima para o hospital de Presidente Epitácio. Esse fato mobilizou também a Polícia Rodoviária Federal e os bombeiros de Presidente Epitácio.

O trânsito na ponte ficou fechado por mais de duas horas, causando enormes transtornos no tráfego e muita lentidão. Além disso, a ponte Mauricio Joppert já se encontra em obras e com meia pista em virtude de projeto de reforma na pista.

MEC divulga lista de aprovados em terceira chamada para o ProUni

O MEC (Ministério da Educação) divulga hoje (25) a lista dos candidatos pré-selecionados em terceira chamada para receber uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos). Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até 29 de julho a fim de comprovar os dados fornecidos nas inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do ProUni.

Se ainda houver bolsas disponíveis, será gerada uma lista de espera que poderá ser utilizada pelas instituições de ensino para preenchê-las. Os interessados em fazer parte da lista deverão manifestar seu interesse no site do programa, no período de 6 e 8 de agosto.

Para receber uma bolsa do ProUni, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa. Também é necessário ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 e atender aos critérios de renda do programa. O benefício integral pode ser pleiteado por candidatos com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As parciais são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até três salário mínimos.

Para o primeiro semestre de 2011 foram disponibilizadas 92 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior. Com informações da Agência Brasil

Junqueirópolis tem morte suspeita por hantavirose

Um morador da região da Alta Paulista pode ter morrido de hantavirose, uma doença infecciosa grave, causada por hantavírus e transmitida por ratos silvestres, que eliminam vírus pela saliva, fezes e urina.

A infecção no homem ocorre através da inalação dessas secreções misturadas com poeira, principalmente em ambientes fechados.

O caso suspeito refere-se a um morador de Junqueirópolis, que até o dia 26 de junho deste ano trabalhou em uma usina de açúcar e álcool localizada naquele município.

A enfermeira Dirce Teruko, da Vigilância Epidemiológica de Junqueirópolis, explicou que trata-se apenas de suspeita de hantavirose. “A confirmação ou não de que se trata de hantavírus depende das análises que já estão sendo feitas pelo Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo”, afirmou.  O paciente é um homem de 28 anos de idade, casado e que deixou dois filhos.

domingo, 24 de julho de 2011

Rede estadual terá mudanças no calendário escolar

A partir do próximo ano, as aulas na rede estadual de ensino terão início no 1º dia útil de fevereiro e as férias escolares dos alunos, em julho, passarão de 15 para 31 dias. As mudanças estão previstas em resolução, que determina novas diretrizes para elaboração do calendário referente ao ano letivo das cerca de 5.300 escolas da rede.
Foto Arquivo
Férias escolares serão de 31 dias em 2012
As alterações atendem a reivindicações feitas por representantes dos profissionais da educação nos encontros regionais promovidos pelo secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald, no primeiro semestre deste ano. Ao todo, foram 15 reuniões, com a participação de cerca de 20 mil representantes de professores, supervisores e demais profissionais, que tiveram como objetivo debater a reestruturação do atual modelo educacional.

"Antes, o processo de atribuição de classes/aulas nas escolas estaduais acontecia na primeira semana de fevereiro e nem sempre terminava a tempo para o início do ano letivo. Com o novo calendário ele será realizado já na segunda quinzena de janeiro e as escolas terão um tempo maior para organizar a recepção aos seus alunos", explica Leila Mallio, responsável pela CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), da Secretaria de Estado da Educação.

As novas diretrizes também visam compatibilizar o cronograma do Estado com os dos demais sistemas de ensino, além de facilitar aos pais o planejamento das férias dos alunos, visto que o período passará a ser pré-determinado, o que não acontecia até este ano.

Atualmente, cada escola é responsável por organizar seu calendário, que deve cumprir o mínimo de 200 dias letivos. A partir de 2012, todas as unidades deverão encerrar as aulas regulares do 1º semestre no último dia útil de junho. As aulas do 2º semestre terão início no 1º dia útil de agosto e terminarão após se completarem os 100 dias letivos previstos para o período.

As férias para os docentes ocorrerão nos períodos de 1º a 15 de janeiro e de 1º a 15 de julho. Com o novo cronograma, durante todo o ano, os professores terão mais de 30 dias de recesso, divididos entre janeiro e julho (na sequência das férias) e dezembro (após o encerramento do ano letivo). "Na prática, descontados os dias de atribuição e planejamento em janeiro e julho, os professores terão no mínimo 53 dias de descanso, sendo 27 dias corridos, entre dezembro e janeiro, e outros 26 em julho", explica o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Fernando Padula. Até este ano, os docentes tinham 30 dias corridos de férias em janeiro e apenas 10 dias de recesso em julho.

Ainda segundo a resolução, o calendário escolar deverá ser elaborado com a participação de docentes, ratificado pelo Conselho de Escola e encaminhado à Diretoria de Ensino para a devida homologação. Os dias letivos e/ou aulas programadas que deixarem de ocorrer por qualquer motivo deverão ser repostos, conforme a legislação pertinente, podendo ocorrer essa reposição inclusive aos sábados.

Mega-Sena acumula e paga R$ 9 milhões na quarta-feira

Aposta mínima é de R$ 2,00 na Mega-Sena
Nenhum bilhete acertou as seis dezenas do concurso 1.303 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (23), e o prêmio acumulou.

Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso, que será realizado na quarta-feira (27), pode pagar R$ 9 milhões.

Os números sorteados neste sábado em Andradas (MG) foram: 08 - 19 - 46 - 51 - 52 - 54.

Ao todo, 40 bilhetes acertaram a quina e devem levar R$ 40.211,48 cada um. Outras 3.573 apostas levaram a quadra e ganharão R$ 643,10 cada uma. (Fonte: Folha.com)

PM prepara 5º Encontro de Veteranos da região em Prudente

Reunião deu início aos preparativos do evento
O Comando de Policiamento do Interior 8 (CPI-8) iniciou na sexta-feira (22) os preparativos para o 5º Encontro de Veteranos da Polícia Militar da região de Presidente Prudente.

O comandante do CPI-8, coronel PM Francisco Lozzi da Costa, reuniu representantes de diversas entidades, entre elas a Associação de Cabos e Soldados, Associação dos Inativos, Associação Policial de Assistência à Saúde, Associação dos Militares Estaduais de Presidente Prudente e Região, e ainda do 18º, 25º e 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, do Policiamento Rodoviário e Ambiental.

O encontro está previsto para o dia 26 de agosto de 2011, com diversas programações, entre palestras sobre saúde, política e atualidades de interesse do policial militar veterano, além de um almoço.

A previsão é que o evento conte com mais de 300 veteranos dos 54 municípios abrangidos pelo CPI-8. Mais informações pelo telefone (18) 3221-1311.

ALL faz manutenção da linha entre Prudente e Epitácio

A América Latina Logística (ALL) promove a manutenção da linha férrea entre Presidente Prudente e Presidente Epitácio para que os trilhos possam estar aptos à retomada do transporte de carga, prevista para a o próximo mês.

Conforme a Assessoria de Imprensa da empresa, entre as melhorias realizadas na malha estão nivelamento dos trilhos e troca de dormentes. Pontua que, periodicamente, viabiliza para os trechos que estão sob sua concessão a instalação de equipamentos de segurança, como detectores de descarrilamento, e de tecnologia embarcada nas locomotivas, além de novos ativos (locomotivas e vagões) e da capacitação de suas equipes de campo.

Para tanto, investe anualmente cerca de R$ 650 milhões, dos quais R$ 200 milhões são destinados à malha férrea no Estado.

A empresa informa que em reunião promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), em Prudente, ocorreu a formalização de contrato com empresa do segmento de grãos, que prevê o transporte regular entre os meses de agosto a dezembro de 2011.

Acrescenta que há tratativas com outros empreendimentos também para o transporte de carga na região. Um dos casos diz respeito a um cliente do setor industrial. Com informações de RAQUEL FACCIOLI, de O Imparcial

Moradores suspeitam de fraude na venda de terrenos

Moradores de Teodoro Sampaio denunciam uma suposta formação de quadrilha especializada em invadir terrenos desocupados no município e depois revendê-los para terceiros.

De acordo com o comerciante Antônio Bernardo Costa, o "Toninho da Muleta", uma das vítimas do esquema, o problema se agrava a cada dia que passa. Ele relata que proprietários de imóveis antigos do município são alvos de pessoas maldosas que querem ganhar dinheiro a custa dos outros. "Muitas pessoas que foram embora há anos e deixaram terrenos sem edificações estão perdendo esses locais para uma quadrilha que vem agindo dentro de Teodoro Sampaio. Mas, eles [a quadrilha] não agem sozinhos. Com certeza tem o apoio de pessoas ligadas à prefeitura que ajudam a identificar os terrenos que estão em débito com o poder público", denuncia o comerciante.

No seu caso, sua família possui dois terrenos na avenida Manoel Guirrado Segura, quadra 39, lotes 5 e 6, da Vila Furlan. Mas, Toninho da Muleta relata que nos últimos meses pessoas estranhas ocuparam os dois terrenos e não queriam sair do local. Ainda segundo ele, o invasor do lote 6 já teria até iniciado o trabalho de terraplanagem na frente do terreno para construir uma calçada e o muro como obriga a lei no município. Já no lote 5, o invasor, segundo Toninho, é a empresa Tejofran, que presta serviços para a Sabesp na cidade. Ele conta que só presenciou a ocupação porque tem o costume de visitar o local todos os meses para mantê-lo limpo.

"Quando me deparei com aquelas pessoas, fiquei assustado. Descobri quem eram os invasores e pedi para que saíssem do terreno", contou Toninho, que mostrou ter toda documentação registrada em cartório, além dos carnês que comprovam o pagamento dos impostos. Mas, o que surpreendeu o comerciante foi o ocupante do lote 5 ter alegado que o terreno era dele, possuindo documentações.

Com os documentos e carnês em mãos, Toninho da Muleta revelou à reportagem que ficou desorientado no momento em que descobriu que o terreno poderia não estar mais em seu nome. "Isso é impossível. Esse terreno era da minha mãe que faleceu há um ano e meio. Pertence à família há mais de 40 anos. O que me deixa assustado é saber que essas pessoas [os invasores] têm acesso a documentos para saber se há precatórios ou não na prefeitura e conseguem tirar outros documentos no cartório", destacou.

Toninho da Muleta ressalta que essas pessoas começaram a agir dentro da cidade e principalmente na Vila Furlan, após o local ser valorizado com a chegada do asfalto e de edificações próximas ao bairro, que, em breve, terá ao lado um conjunto habitacional com aproximadamente 500 casas.

"Essa quadrilha deve ter o apoio de funcionários da prefeitura que passam informações de proprietários antigos que não pagam impostos dos terrenos ou que simplesmente há anos não aparecem na cidade. Além disso, várias pessoas comentam que os próprios funcionários da prefeitura de Teodoro estariam invadindo os terrenos e tomando posse. Depois, colocam o imóvel em nome de terceiros ou de familiares alegando que é um bem deles", contou. Ainda de acordo com o comerciante, esses invasores muitas vezes dão entrada na Justiça para requerer o terreno através da tática de usucapião.

Prefeitura desconhece denúncia - O Oeste Notícias foi até a Prefeitura de Teodoro Sampaio onde conversou com a diretora do Departamento Jurídico. Vilma de Assis Barbosa disse não saber nada sobre o suposto esquema de invasões de terreno no município e muito menos a ligação de funcionários do poder público diante deste assunto. "Não chegou nenhum tipo de denúncia verbal, nem por escrito ao gabinete. Em momento algum fomos informados de que funcionários públicos estariam envolvidos com esquema de usucapião", afirmou a diretora.

Vilma Barbosa destaca que se isso estivesse acontecendo e o poder público tivesse conhecimento, um procedimento interno já teria sido instaurado. "Com certeza já estaríamos investigando para saber se existe algum esquema de funcionários. Mas desconheço qualquer tipo de denúncia", ressaltou. E completou: "Confiamos nas pessoas que trabalham no departamento responsável por documentos que dizem respeito a dívidas com a prefeitura. São funcionários antigos e que têm nossa confiança. Além desses responsáveis, acredito que ninguém mais tem acesso a documentos que apontam quem tem dívida com a prefeitura".

Segundo a diretora do Jurídico, para a prefeitura o que interessa são pessoas pagando os impostos em dia e não os proprietários de imóveis que não pagam impostos e deixam seus terrenos abandonados. "Se uma pessoa der entrada na prefeitura requerendo um terreno por usucapião e estiver disposta a negociar as dívidas e provar que cuida do local, vamos estudar o caso e dar um parecer. Mas quem decide com quem vai ficar o terreno é o juiz. Para nós, o que importa é a pessoa estar pagando os impostos em dia", explicou Vilma de Assis Barbosa. Com informações do Oeste Notícias