segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Campanha intensifica testes rápidos de aids em PV


Ilma Rodrigues (direita) é coordenadora do progrma

A partir desta terça-feira (16), o Programa Municipal DST/HIV/AIDS da Divisão de Saúde da Prefeitura de Presidente Venceslau dá início ao mutirão de testes gratuitos de HIV. A campanha "Fique Sabendo", que será feita simultaneamente em todo o Estado de São Paulo, tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da AIDS, que é considerado fundamental para o sucesso do tratamento.

 Até 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à AIDS), o governo paulista espera fornecer cerca de 120 mil exames, dos quais, 20 mil testes rápidos. Em Presidente Venceslau a campanha será desenvolvida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), instalado no Centro Municipal de Saúde, e também nos Postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs).

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/AIDS, Ilma Rodrigues, estarão sendo mobilizados profissionais de saúde de diferentes áreas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório. “Nos ESFs serão oferecidos, além do ‘Teste Rápido’ - o qual o interessado será encaminhado para o CTA -, também o teste convencional, conhecido popularmente por ‘Teste Eliza’. No CTA, trabalharemos somente com o ‘Teste Rápido’”, informa.

O CTA de Presidente Venceslau funcionará durante a campanha em horário especial, das 8h às 12h e das 14h às 18h30. “O horário estendido procura atender em especial a classe trabalhadora que encontra dificuldade em vir ao CTA no horário de expediente do serviço”, explica Ilma.

Além de oferecer exames à população mais vulnerável ao HIV, como homossexuais, usuários de drogas, travestis e transexuais, a campanha também pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico verdadeiro, independentemente de sua sexualidade.

“É importante que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste. Qualquer ato sexual sem proteção já se torna potencial fator de contaminação. Quanto mais rápido é feito o diagnóstico, melhor para o indivíduo, pois em caso de ser soropositivo, o tratamento é iniciado de imediato”, diz a coordenadora do Programa.

Todo o processo do “Teste Rápido” demora cerca de 40 minutos. É feito uma primeira fala orientando ao interessado e, na sequência, o teste. O resultado demora cerca de 15 minutos. Não se pode dar o resultado sem o aconselhamento preliminar.

Dados do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde revelam que, de 2005 a 2009, aumentou o número de brasileiros que procuraram a rede pública de saúde para fazer teste de HIV. Em 2005 somente 680 mil pessoas fizeram o “Teste Rápido”. Neste ano, três milhões de pessoas terão o acesso ao mesmo teste. Outros cinco milhões de brasileiros procuraram o teste tradicional para detectar o HIV.

O vírus HIV pode ser transmitido principalmente por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas. (Com assessoria de imprensa)

Biblioteca Municipal de Venceslau terá oficina de criação literária

O escritor João Silvério Trevisan
Na próxima terça-feira (16), o escritor João Silvério Trevisan estará no Centro Cultural “Salvador Lopes”, em Presidente Venceslau, participando do quinto módulo do Programa Viagem Literária, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Biblioteca Municipal. Neste mês, o assunto abordado pelo programa é “Oficinas de Literatura” e Trevisan trabalhará com o tema Criação Literária.

No módulo, os participantes terão a oportunidade de aprender e de trocar ideias com o consagrado autor, bem como conhecer técnicas e teorias relacionadas à arte de escrever.

De acordo com a chefe do Setor de Cultura da Divisão de Educação e Cultura (DEC), Elizabeth Oberlaender, estudantes da Faculdade Uniesp e da Escola Técnica Estadual (ETE) já confirmaram presença. “Restam poucas vagas abertas e os interessados podem se inscrever antecipadamente”, informa.

Voltada para quem têm interesse em desenvolver e aprimorar o que já escreve e também para aqueles que têm ambições literárias, gosto pela escrita e desejo de aprender sobre a arte de escrever, a oficina de criação literária terá duração de 04 horas e o público alvo é espontâneo a partir de 15 anos. A oficina funciona como um curso de produção literária e os participantes receberão certificado.

O escritor - João Silvério Trevisan nasceu em Ribeirão Bonito (SP), em 1944, e estudou Filosofia. Autor dos premiados Troços e destroços (1997) e Ana em Veneza (1994), entre outros, é ficcionista, ensaísta, dramaturgo, tradutor, jornalista, coordenador de oficinas literárias, roteirista e diretor de cinema. Recebeu diversos prêmios em teatro, cinema e literatura, entre os quais o Concurso Latinoamericano del Cuento, no México, o Jabuti (três vezes) e o da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA (três vezes). Tem obras traduzidas para o inglês, o alemão e o espanhol. Escreve para jornais e revistas de todo o País e do exterior.

Serviço - O Viagem Literária acontece no Centro Cultural “Salvador Lopes”, na Avenida Princesa Isabel, 115 e tem início previsto para às 18h30. O evento é gratuito. (Com assessoria de imprensa)

Prefeitura de PV faz entrega de computadores ao TG

Os equipamentos são frutos do trabalho desenvolvido por uma ONG paranaense
A Prefeitura de Presidente Venceslau fez nesta sexta-feira a entrega de equipamentos de informática à unidade 02-064 do Tiro de Guerra, instalado no município. Os computadores foram doados pela ONG (Organização não Governamental) E-Lixo, da cidade de Londrina (PR) como parte do acordo de parceria com a Prefeitura, através da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Daama), na coleta de lixo eletrônico ocorrida em sistema de mutirão no mês de agosto passado.

A entrega foi feita ao chefe da instrução do TG, 1º Sargento Lindosmar Rodrigues Tavares, pelo diretor da Daama Álvaro Carlos da Silva, que na oportunidade também representou o prefeito Ernane Erbella, que se encontra em viagem.

Os novos equipamentos são frutos do trabalho desenvolvido pela ONG paranaense. A partir de equipamentos descartados, a E-Lixo recupera peças e monta conjuntos de informática totalmente utilizáveis e com bom desempenho.

De acordo com o Sargento Lindosmar, a doação irá melhorar os trabalhos do TG local, uma vez que a área administrativa e os contatos com o Comando do Exército em São Paulo são totalmente informatizados. “Sem computadores, a parte administrativa pára”, observou o militar.

O diretor da Daama agradeceu a colaboração e o empenho do Sargento e dos atiradores durante a campanha ambiental. “Com o apoio de vocês e da população, conseguimos arrecadar cinco toneladas de lixo eletrônico. Ganhamos cinco computadores completos, dos quais dois estão sendo entregues a vocês no dia de hoje e esperamos contar com o apoio do TG em todas as futuras campanhas que visem o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente”, disse Álvaro Carlos. (Com assessoria de imprensa)

Prefeitura de Epitácio e Procon lutam para diminuir filas dos bancos

Reunião com  gerentes de bancos objetivou diminuir tempo de espera em filas
Foi realizada, na quinta feira (11) na Secretaria Municipal de Turismo de Presidente Epitácio, uma reunião entre representantes da prefeitura, do Procon ( Órgão de Proteção ao Consumidor), Câmara Municipal e gerentes das agências bancárias do município, com o objetivo de discutir uma solução para diminuir o tempo nas filas bancárias.

Estavam presentes os Secretários Administrativo , Marlan de Mello e o de Assuntos Juridicos, Orlando Fontolan Júnior, o vereador Vitalino Bosso Cabanilha (PPS), além de Silvio César Talavera e Rejane Verônica Lopes , representando o Procon e os gerentes de todas as agências bancárias de Presidente Epitácio.

Melo, afirmou que o objetivo da Prefeitura não é multar as agências bancárias, mas já existe a lei e é preciso que ela seja cumprida com relação ao atendimento dos clientes de bancos, diminuindo o tempo nas filas. “Se não for possivel para as agências diminuirem o tempo dos clientes nas filas, a prefeitura terá que agir, poius são muitas as reclamações”, advertiu.

Fontolan Júnior defendeu a necessidade das agências bancárias colocarem mais caixas no atendimento à população. "Presidente Epitácio cresceu. O Censo 2010 aponta uma população de 41.390 habitantes, além de turistas, visitantes e as agências bancárias continuam com o mesmo sistema de atendimento de 10 anos atrás, algumas até diminuiram o número de caixas”, reclamou.

Talavera informou que o órgão está recebendo muitas reclamações, principalmente no horário de almoço do trabalhador, ou seja, das 11h30 às 13h00. "O Procon vai fiscalizar e se constatar a irregularidade vai multar as agências com base na Lei Municipal nº 1.692/99 de 28 de abril de 1999, já aprovada e em vigor no município,”avisou.

Os representantes das agências bancárias concordaram que as filas irritam e são demoradas, principalmente nos dias de pagamento, mas foram unânimes em dizer que as diretorias não querem pagar horas extras aos funcionários, que eles estão trabalhando no limite, principalmente nos horários de almoço. Segundo os gerentes, os bancos estão exigindo critérios técnicos como movimentação de depósitos, de empréstimos, para aumentar o número de funcionários.

Outro ponto citado pelos gerentes foi o grande número de baneficiários do INSS em Presidente Epitácio, que em relação a outras cidades é impressionantemente maior. Para eles o agendamento deste pessoal tem sido feito, mas muitos não se enquadram e preferem usar os caixas no horário de expediente.

Foi lembrado, ainda, o problema da legislação trabalhista, em que o Sindicato dos Bancários fiscaliza rigorosamente o cumprimento dos horários dos funcionários.

Ao final, ficou combinado que os gerentes locais irão interceder junto às suas respectivas diretorias no sentido de conseguir mais funcionários, aumentar o número de postos de atendimento e também assumiram o compromisso de buscar formas para diminuir o tempo do atendimento nas filas. (Fonte: Assessoria de Imprensa da PMPE/Marcos Tizziani)

MEC visita escola em assentamento de Pres. Venceslau

O Escola Ativa tem como objetivo fixar o homem ao campo
Durante a última semana, os servidores federais Ana Clédina Rodrigues Gomes e Walter Luiz de Almeida, da Representação do Ministério da Educação e Cultura em São Paulo (ReMEC-SP), estiveram em Presidente Venceslau para fazer o monitoramento do Programa “Escola Ativa”, implantando na EMEFEI “Dalva Ferreira Melo”, no Assentamento Primavera, desde o início de 2009.

O Programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Presidente Venceslau, através da Divisão de Educação e Cultura (DEC) e o Governo Federal. O “Escola Ativa” tem como objetivo fixar o homem ao campo e é voltado para escolas rurais ou de assentamentos. O programa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo e, entre suas principais estratégias, estão a implantação de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a capacitação dos professores.

“Desde o início de 2009, as professoras da unidade escolar têm sido capacitadas para o desenvolvimento do programa, que se caracteriza por fortalecer a interação entre a escola e a comunidade circundante”, explica a diretora da DEC, Aldora Maia Veríssimo, que acompanhou os técnicos durante a visita.

Em fase de implantação, o Programa foi avaliado satisfatoriamente pela Representação do MEC. Na mesma ocasião foi vistoriado o espaço para instalação do laboratório de informática, modalidade rural, recebido através de convênio com o MEC.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação do município de Araçatuba, que vieram conhecer a escola municipal rural e também receber esclarecimentos sobre o Programa “Escola Ativa”, na prática. Os visitantes foram assessorados pela diretora da escola, Dulce Silva G. Tavares, e pela assessora de planejamento da DEC, Lizandra Nascimento Martins.

A melhora na qualidade do ensino público municipal é uma das principais metas da administração Erbella/Monteiro. Neste ano, o resultado desse processo foi a elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que gabaritou o município em 6.2, o maior índice em relação aos municípios vizinhos. (Com assessoria de imprensa)

Cresce o número de veículos furtados na região de Prudente

Mais de 300 veículos foram furtados na região este ano
Conforme estatísticas da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o número de furtos de veículos no Oeste Paulista aumentou mais de oito por cento em menos de um ano.

Entre janeiro e setembro de 2009, 275 veículos foram furtados nos 54 municípios da região. Já no mesmo período deste ano, o número de furtos subiu para 302, 176 somente na cidade de Presidente Prudente.

O tenente Torchi Duro, da Polícia Militar de Presidente Prudente, conta que a PM tem trabalhado na prevenção dos furtos de veículos. "Trabalhamos de duas formas: a primeira na prevenção e educação. A segunda no patrulhamento ostensivo", diz.

O empresário Nilton Ricardo está fora desta estatística. Isso porque a moto dele foi furtada esta semana em área pública de Presidente Prudente. A ação, que durou poucos segundos, foi flagrada por câmeras de uma empresa. Nas imagens, os ladrões destravam a moto e fogem rapidamente. Foi a segunda vez que Nilton é alvo dos bandidos.

E para não precisar contar com a sorte, algumas dicas são recomendadas pela Polícia Militar: Quando sair do veículo, mesmo por pouco tempo trancar o veículo e evite estacionar em locais escuros e de pouco movimento. (Com informações da TV Fronteira)

Pres. Prudente terá Juizado Especial Federal até 2013

Durante a inauguração da 4ª Vara Federal Mista da 12ª Subseção Judiciária (Justiça Federal), a 5ª vara federal do prédio, nessa sexta-feira (12), o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Roberto Hadadd, anunciou que até 2013 o município deverá ganhar um Juizado Especial Federal (JEF).

Anúncio ocorreu na inauguração da 4ª Vara Federal Mista
O local será utilizado para solução de causas previdenciárias e de pequeno valor (de até 60 salários mínimos), visando beneficiar a população carente. “Será muito importante a instalação do órgão, mas ainda temos que fazer algumas adaptações e arrumar um lugar para o JEF. Por isso ele não é instalado agora de imediato”, adiantou.

Ele informou que a instalação da 4ª Vara Federal Mista vai melhorar a prestação jurisdicional para os prudentinos, uma vez que os processos que tramitam lentamente no Poder Judiciário Federal, a partir de sua concretização, tendem a ser agilizados. “Os juizes terão menos processos a julgar e os servidores terão melhores espaços, melhores acomodações para execução dos trabalhos. A grande beneficiada com isso tudo será a população prudentina”, frisou.

Sobre o JEF, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, juiz federal Carlos Alberto Loverra, explicou que este tipo de serviço passou a existir na Justiça Federal desde 2002, sendo que tem atuação diferente das varas federais.

“A gente costuma dizer que ele é a justiça cidadã, pois possibilita o atendimento do jurisdicionado diretamente em balcão, sem a necessidade de um advogado. Ele pode vir ao balcão e expor seu pedido de forma independente. Um servidor se encarrega de lavrar em termo aquela situação exposta por ele e passa para o computador, de modo que todo esse processo tramite em modo virtual. A citação é feita de forma virtual, as partes falam, o juiz sentencia, as partes são intimidas, enfim, tudo em computador. Não há papel", explicou.

Ele disse, na ocasião, que esta "é uma justiça mais célere". "Ela permite uma maior rapidez na execução das sentenças, nos pagamentos de eventuais condenações. Por ser valores inferiores a 60 salários mínimos, o pagamento não entra no sistema de precatório. É feita uma chamada requisição de pequeno valor que é paga rapidamente”, acrescentou Loverra.

Conforme o diretor da 12ª Subseção Judiciária de prudente, juiz titular Cláudio de Paula dos Santos, atualmente as quatro varas federais em funcionamento têm quase 30 mil processos em tramitação. Para ele, com a abertura da 5ª Vara Federal (4ª Mista) o atendimento ao jurisdicionado será acelerado na jurisdição que compreende 44 cidades.

“São cerca de 800 mil habitantes, sendo Prudente o pólo. Então deve representar um atendimento melhor para essa população toda, porque hoje temos três varas que tratam de 20 mil processos de competência da Justiça Federal, além da de execuções fiscais com 12 mil processos. Esses 20 mil das três varas federais serão divididos com a nova vara”, garante.

Sobre o JEF, o magistrado que atua no município revela que sua instalação já era um anseio e reivindicação antiga. Porém, ao contrário do desembargador, acredita que “muito provavelmente sua instalação se dará no ano de 2014”. “É importante ressaltar que as causas previdenciárias, que é um ponto bastante importante da região, uma vez que envolve concessão de aposentadorias, pensões e auxílio-doença, serão agilizadas. Isso certamente vai representar um andamento muito melhor para estes tipos de causas na nossa região”, encerra. Portal do Ruas

Justiça manda Viação Motta adaptar toda frota de ônibus

O juízo da 4ª Vara Cível de Presidente Prudente acatou pedido do Ministério Público do Estado (MPE) e determinou que a Viação Motta promova a adaptação de toda sua frota de ônibus, que soma 153 veículos, visando dar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. A Justiça fixou um prazo de seis meses para que a empresa cumpra a obrigação, sob pena de multa de R$ 500 por dia para cada carro sem as melhorias. A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.

A sentença é assinada pelo juiz Leonardo Mazzilli Marcondes e data do último dia 28 de outubro, mas ainda não foi publicada no Diário Oficial da Justiça. A decisão confirma uma liminar que já havia sido expedida.

Segundo o advogado da companhia, Paulo Roberto Martinez, depois que a liminar foi deferida a empresa já iniciou as melhorias. “Depois disso compramos ônibus novos e eles já vieram adaptados. Em relação aos antigos, estamos adaptando a frota paulatinamente e ainda estamos no prazo. Vamos conseguir deixar toda a frota adaptada, com certeza”, afirma.

O processo - O MPE moveu uma ação civil pública em 2009 contra a companhia de transporte rodoviário, alegando que apenas dez dos ônibus de sua frota tinham a adaptação necessária para permitir a livre locomoção das pessoas portadoras de necessidades especiais, ferindo a Constituição Federal e à lei 10.048/2000, que estabelecia prazo de 120 dias para as empresas de transporte coletivo se regularizarem nesse sentido.

No processo, a promotoria alegou não ter conseguido fazer acordo para ajustamento de conduta e pediu uma liminar para impor a imediata obrigação de fazer à companhia. Deu à causa o valor de R$ 100 mil.

Em sua defesa, a empresa de viação pediu a improcedência da ação sob o argumento de que os prazos para adaptação dos veículos deveriam ser observados de acordo com o decreto 5.296/2004. Ele estabelece que a substituição da frota operante por veículos acessíveis deve ocorrer de forma gradativa, conforme o prazo previsto nos contratos de concessão.

A liminar foi concedida pela Justiça em favor do Ministério Público e, ao promover sua decisão final, o juiz Marcondes cita que seria o caso de rechaçar a contestação da empresa sobre o prazo para adaptação previsto no decreto de 2004, afirmando que deve prevalecer o estipulado na lei de 2000.

“A conclusão em tela decorre do fato de que os prazos para a adaptação dos veículos de transporte coletivo às pessoas portadoras de deficiência foram detalhados de modo claro e inquestionável no diploma legal em questão [lei de 2000], razão pela qual não é o caso de serem alterados por um mero decreto regulamentador [de 2004], e isto em manifesto prejuízo à acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência”, discorre. (Thiago Ferri, do Portal do Ruas)

Correios confirmam para segunda-feira concurso para Jovem Aprendiz

Da Agência Brasil
O concurso para o Programa Jovem Aprendiz, dos Correios, marcado para a próxima segunda-feira (15), está confirmado e não deve ser confundido com o concurso para contratação de carteiros, atendentes de agência e outros cargos, que estava previsto para o dia 28 deste mês e foi adiado.

Em nota, os Correios afirmam que a ampla divulgação do adiamento do concurso para carteiros e atendentes, que teve mais de 1 milhão de inscritos, está levando os candidatos ao Programa Jovem Aprendiz a concluir que este concurso também foi adiado.

Os cerca de 500 mil inscritos no concurso para Jovem Aprendiz devem, portanto, comparecer segunda-feira aos locais da prova, que está marcada para as 14h (horário de Brasília). Eles devem chegar com uma hora de antecedência, munidos de caneta esferográfica de tinta preta ou azul e documento original de identidade.

As provas serão realizadas em 116 cidades e os candidatos estão concorrendo a 4.335 vagas. O programa dos Correios tem o objetivo de inserir jovens de 14 a 21 anos no mercado de trabalho. Os jovens aprovados irão trabalhar por 20 horas semanais e serão contratados por um período de dois anos, com jornada de quatro horas diárias.

Com mais de 1 milhão de inscritos, o concurso para carteiros e atendentes, previsto para o próximo dia 28, foi adiado por tempo indeterminado por causa de uma decisão liminar da Justiça Federal em Brasília.

O processo de contratação da Fundação Cesgranrio, que aplicaria as provas deste concurso, foi suspenso por determinação da 5ª Vara da Justiça Federal em Brasília. O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) recomendou que o concurso seja anulado e que as taxas de inscrição dos candidatos sejam devolvidas, alegando que outras empresas organizadoras de concursos sequer foram consultadas para apresentar propostas.

Polícia investiga incêndio no prédio da Prefeitura de Monte Castelo

Bombeiros agem com rapidez para controlar fogo 
Marcos Maia / Rosana Gonçalves / Portal Regional
A Polícia Civil de Monte Castelo investiga caso de tentativa de furto e incêndio, no setor de tributação da Prefeitura da cidade, registrado às 5 horas de ontem (13). Desconhecidos entraram pela janela sem tranca e ganharam acesso ao prédio onde tentaram levar um computador e ainda atearam fogo destruindo a sala de tributação.

O delegado Victor Cangane Biroli disse ontem de manhã, que o incêndio destruiu armários, mesas, escrivaninhas e outros computadores do setor. Segundo ele, tudo indica que na fuga os meliantes deixaram cair um computador que foi encontrado caído no corredor existente do lado de fora do prédio.

Biroli ressaltou que fortes indícios levam a hipótese preliminar de que o incêndio pode ter sido criminoso. Ele explicou que o inquérito policial já foi instaurado para esclarecer a autoria e as razões dos crimes.

Os resultados das primeiras investigações não foram divulgados para não atrapalhar o trabalho da polícia.

MUNICÍPIO - O prefeito de Monte Castelo, Francisco Suares de Lima, falou na manhã de ontem, com a reportagem do Jornal Regional. Ele relatou acreditar que o acontecimento seja ato maldoso. "Nunca imaginávamos uma coisa desse tipo, esperamos que a polícia encontre os criminosos.

Também queremos cumprimentar os policiais e bombeiros que nos ajudaram".

De acordo com informações obtidas junto à vereadora Ana Lúcia Marinho, por volta das 5h de ontem, um morador que reside nas proximidades da Prefeitura teria sentido cheiro de queimado e comunicou a polícia.

Ana Lúcia comentou que a administração municipal estava nos últimos dias preparando notificações para serem entregues a contribuintes municipais em dívidas com o município, porém toda papelada foi queimada. "Lamentamos muito todo o ocorrido. Todo o rol cadastral da administração municipal foi queimado, pouca documentação poderá ser recuperada", desabafou a vereadora.

Na manhã de ontem (14), funcionários do Paço Municipal trabalharam na limpeza do local.

O prefeito informou que na terça-feira (16), a Prefeitura não estará prestando atendimento ao público, apenas funcionará internamente.

Apae de Presidente Epitácio tem nova diretoria

Nova diretoria da Apae de Pres, Epitácio, que foi eleita
Nesta semana, em Presidente Epitácio, foi eleita a nova diretoria da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). A eleição contou com a presença dos pais dos alunos da entidade, funcionários e sócios contribuintes da associação.

De acordo com Laura Langhi, diretora da Apae, foi apresentada chapa única, sendo a mesma eleita.

A nova diretoria da Apae ficou formada da seguinte forma: Presidente: Odilon Ramos de Brito, Vice-Presidente: Ademir Alves de Oliveira, 1º Diretor Secretário: Maristela da Silva Rossi, 2º Diretor Secretário: Maria Mônica Pereira Cano Garcia, 1º Diretor Financeiro: Mara Rachel Ribeiro Nogueira Coelho, 2º Diretor Financeiro: Flor Guacira Alves da Silva Cruz, Diretor de Patrimônio: Walter Palharini, Diretor Social: Lilaléia dos Santos Ferreira.

Fazem parte do Conselho de Administração: Luiz Gonzaga Zanatta, Valmir Montanhei, Vanessa S. de Souza Ribas Oliveira, Idalina C. Orejana, Daniel Sebastião da Silva, Marinalva Ribeiro Milani, Santa Rosa de Souza Mora, Luciana Carrenho Rosales Rosa, Bernadete Vieira de Paula dos Santos, José Carlos Botelho Tedesco, Maria Lucia da Conceição, Sérgio Henrique Souza Marçola, Liana Cossa Prado, Tânia Ap. Vieira Carbonera, Marly Mazzini Cavalcanti.

Para o Conselho Fiscal são titulares: Gilmar Fronza, Vera Gomes Talavera, Sidnei Caio da Silva Fioravante. São Suplentes Kleber de Souza Oliveira, Gilvan Ribeiro dos Santos e Fernando Mori. Dayane Thomazini, especial GN

Audiência discute nova seção eleitoral em Teodoro Sampaio

Autoridades de Teodoro sampaio cm  o desembargador
Walter de Almeida Guilherme, no TRE de São Paulo
O prefeito Ademir Infante (DEM) e os vereadores José Eduardo Moraes (PV) e Ronilson Silva (PDT), participaram de audiência com o presidente do TRE-SP, Desembargador Walter de Almeida Guilherme, quando foi discutida a instalação de uma seção eleitoral na Escola Estadual Antonia Binato Silva, localizada na zona rural, a 60 km da sede do município.

A nova seção atenderá cerca de 1500 eleitores, residentes nas fazendas e assentamentos circunvizinhos da escola. (Fonte: assessoria de imprensa)

Bataguassu: Assentamentos terão casas digitais

Os assentamentos, Montana e Santa Clara, na região de Bataguassu, costa leste de Mato Grosso do Sul, vão ganhar mais um instrumento para a inclusão digital dos proprietários rurais: a Casa Digital Rural. O projeto é do Ministério de Desenvolvimento Agrário e está sendo entregue aos municípios que compreendem o Território do Vale do Ivinhema.

A conexão das Casas Digitais à internet será feita por meio do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério das Comunicações. Cada Casa está equipada com dez computadores, mobiliário, impressora, webcam e servidor. Elas também terão tecnologia de transmissão de voz pela internet (VoIP), serviço oferecido pelo Gesac que propicia uma alternativa de comunicação a famílias que não possuem linha telefônica.

“Além de levar computadores e conexão, é fundamental um programa de formação para que as populações consigam usufruir e se apropriar das tecnologias de comunicação e informação, para transformar a realidade em que vivem”, definem os moradores do Montana.

Método diferenciado - A implantação do Projeto será feita em quatro módulos: gestão do laboratório (hardware, espaço e manutenção); inclusão digital (apropriação da cultura digital: navegação, e-mail); informática educativa (trazendo a escola, os professores e estudantes da comunidade para a Casa Digital); e educação a distância, promovendo uma rede de conhecimentos rurais em parceria com o projeto CDTC/ITI e acompanhamento de universidades e técnicos do MDA.

Esta estrutura abre as portas para a comunicação e informação nas comunidades. Na Casa Digital os agricultores, trabalhadores rurais e assentados podem acessar políticas públicas, participar de editais de programas governamentais, fazer cursos a distância, integrar redes sociais virtuais, além de buscar novos mercados e comercializar sua produção.

O Território da Cidadania Vale do Ivinhema - MS abrange uma área de 29.627,90 Km² e é composto por 10 municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu.

A população total do território é de 136.328 habitantes, dos quais 35.772 vivem na área rural, o que corresponde a 26,24% do total. Possui 6.906 agricultores familiares, 4.813 famílias assentadas e 1 terra indígena. Seu IDH médio é 0,75. Cada município terá sua Casa Digital Rural. (Assessoria de Comunicação Social)

Com convênio vencido, Machado está sem emitir carteira de trabalho

A Divisão de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura municipal de Álvares Machado, responsável pela emissão de Carteiras de Trabalho na cidade, não tem feito o documento por estar com o convênio junto ao Ministério do Trabalho vencido. Os munícipes interessados na realização do procedimento estão sendo encaminhados para Presidente Prudente.

Segundo uma funcionária da pasta, o município já solicitou a renovação e aguarda uma resposta de Brasília para o recebimento de um novo lote de carteiras. A expectativa da prefeitura é que o novo contrato esteja pronto em cerca de 10 a 15 dias.

Informações da Divisão de Assistência Social apontam que o estoque de carteiras acabou após um mercado ser aberto na cidade e haver muitas emissões do documento. Um novo lote só poderá ser entregue após a renovação do convênio.

A funcionária da pasta, que não quis ter seu nome divulgado na matéria, comenta que o primeiro caso ocorreu na quinta-feira (11), quando uma pessoa não conseguiu tirar a segunda via da Carteira de Trabalho e foi encaminhada para emitir o documento em Presidente Prudente. Carlos Hideki, do Portal do Ruas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Denise propõe plebiscito quando o assunto for presídios

Da assessoria
Deu entrada na Câmara Municipal de Presidente Venceslau, na sessão desta segunda-feira (8), Projeto de Lei da vereadora Denise Eloá Custódio Erbella de Castro (PT) que obriga, a partir de sua aprovação, a criação de plebiscito quando o assunto for construção de novas unidades prisionais no município.

Ao usar a Tribuna para explicar o que a levou apresentar tal projeto, Denise disse ter se baseado no fato de que quando o assunto vem à tona a sociedade se divide e cada um apresenta seu argumento.

“Falam em exigir compensações que, infelizmente, até hoje não vieram. Outros argumentam que os presídios proporcionam empregos e que o comércio é beneficiado com um bom volume de compras. Falam até que novos presídios possibilitariam a volta de muitos venceslauenses que estão longe de seus familiares”, discursou Denise.

“É uma situação controversa que, somente na grandeza, o povo pode apreciar e indicar os caminhos que entender ser melhor para a cidade. E o plebiscito expõe a sua vontade”, finalizou.

Para a vereadora o erro não está nas penitenciárias, mas no sistema penitenciário que, segundo ela, de uns tempos pra cá não dá segurança e condições aos seus funcionários.

A proposta de plebiscito se dá quando há o interesse do Estado em instalar na cidade unidades prisionais sejam elas casa de detenção, reformatórios de menores, presídios provisórios ou centro de ressocialização.

O pleito seria nos moldes da legislação eleitoral vigente por voto secreto e facultativo seguindo os critérios da Justiça Eleitoral.

Pelo Projeto da vereadora a Divisão de Obras estaria proibida de autorizar e aprovar qualquer projeto técnico ou expedir alvará para a construção de unidades prisionais sem a realização do plebiscito.

O PL será apreciado pelas comissões internas da Câmara e será levado ao plenário para votação tão logo receba os pareceres.

Aprovada lei antitabagismo nas escolas municipais de Presidente Venceslau

Rodrigo Monteiro é o autor da lei antitabagismo nas escolas locais
Da Assessoria
A Câmara Municipal de Presidente Venceslau aprovou segunda-feira (8), Projeto de Lei 091/2010, do vereador Rodrigo Henrique Monteiro (PSDB), onde a prefeitura fique responsável em promover campanhas educativas antitabagismo nas escolas da rede municipal de ensino.

Com a criação da lei o objetivo é que as crianças passem a evitar o uso do cigarro de forma precoce.
Vítimas dos adultos, que costumeiramente fumam na presença de crianças, elas acabam se tornando fumantes passivas o que facilita seu ingresso no vício.

A partir de agora as escolas devem realizar freqüentemente campanhas educativas alertando os alunos sobre os males causados pelo fumo. Estas campanhas devem ser feitas através palestras por pessoas especializadas no assunto, cartazes confeccionados pelos próprios alunos em sala de aula e faixas nas dependências do estabelecimento de ensino.

Ao apresentar o PL, Rodrigo Monteiro baseou-se no fato de o Ministério da Saúde tornar obrigatório nos maços de cigarros textos de advertências aos fumantes e fotos ilustrativas dos males que o tabaco representa aos usuários.

“O mundo sabe os males que o cigarro oferece. É necessário começar desde cedo a incentivar a criança a não praticar o uso do tabaco”, disse Rodrigo.

A lei segue agora para as mãos do prefeito Ernane Erbella (PMDB) para sanção ou veto. Aprovada, entrará em vigor a partir de sua publicação.

SP começa a vacinar crianças menores de um ano contra meningite C

A Secretaria da Saúde passa a oferecer, a partir desta semana até o final de dezembro, a vacina conjugada contra o meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana, para crianças menores de um ano em toda a rede pública do Estado.

Inicialmente foram imunizadas as crianças entre um ano e um ano e 11 meses de idade. Para esta faixa etária é necessário apenas uma dose da vacina. Já as crianças menores de um ano deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade.

A partir de janeiro, a vacina contra meningite C entra definitivamente na rotina do calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). As crianças deverão se imunizar aos três e aos cinco meses de idade, e tomar um reforço ao completar um ano. Antes desta medida a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C.

"Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de dois anos e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Esta vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%.", diz a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.

Vendaval deixou três municípios sem energia na região

Portal do Ruas
O vendaval acompanhado de chuva que atingiu a região na noite dessa terça-feira (9) deixou três cidades sem energia elétrica. O maior período de apagão aconteceu em Presidente Epitácio, onde numa área do município a interrupção durou pouco mais de 6 horas.

Em Piquerobi, o desligamento afetou todo o município e durou das 19h17 às 21h20. Já na cidade de Martinópolis, a falta de energia elétrica atingiu 4.906 unidades consumidoras das 22h34 às 23h17, e outras 3.608 residências das 23h10 às 23h13.

Em Presidente Epitácio aconteceram duas ocorrências. A primeira afetou moradores da área rural, totalizando 7.707 unidades consumidoras, a partir das 18h36. O serviço foi restabelecido à 0h53.

No segundo caso, 4.113 residências ficaram sem luz em função de uma árvore que caiu na rede de alta tensão. Desse total, cerca de 1.900 unidades tiveram os serviços restabelecidos às 20h54. Já nas outras o fornecimento voltou às 21h30.

A concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica, Caiuá, alega que a forte chuva provocou inúmeros danos na rede de distribuição de energia elétrica, afetando o fornecimento de energia para os moradores destas cidades.

Prefeitura de Caiuá realiza workshop de fotografia

O prefeito de Caiuá, Cícero P. Sobrinho
Da assessoria
O departamento de cultura da Prefeitura de Caiuá promoveu nos dias 23 e 30 de outubro um Workshop gratuito de fotografia com exposição e palestras.

O evento aconteceu na biblioteca municipal, das 8h às 13h, nos dois dias.

O fotógrafo profissional e professor de arte de fotografar Rafael Santana fez uma exposição de alguns de seus trabalhos e também ministrou um curso sobre técnicas de fotografia para um público variado de jovens a pessoas da terceira idade.

No curso foi abordada a história da fotografia, até as mais modernas técnicas existentes.

Segundo o coordenador do setor, Thiago Fante, o evento foi uma boa parceria entre a prefeitura e a oficina cultural Timochenco Wehbi, ligada à secretaria estadual da cultura.

O prefeito Cícero disse estar feliz com o bom resultado do evento.“É mais um trabalho que a nossa administração desenvolve, procurando novos talentos, despertando interesses e capacitando a quem quer, para uma bela e profícua profissão”, disse.

Fundação Casa contrata 468 funcionários

Estão abertas as inscrições para concurso público da Fundação Casa, com oferta de 468 vagas para todas as regiões do Estado, em cargos de todos os níveis de escolaridade. As inscrições serão realizadas pela Internet, por meio do site da organizadora (www.vunesp.com.br), até 17 de novembro. A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 66,00, de acordo com a escolaridade da função.

As opções para candidatos de nível fundamental (338 vagas) são agente operacional (eletricista, encanador, pedreiro, pintor, serralheiro ou vidraceiro), agente de apoio operacional (masculino) e motorista. A remuneração varia de R$ 675,45 a R$ 786,63.

Quem possui ensino médio completo ou curso técnico, em alguns casos, pode concorrer para uma das 41 vagas para agente administrativo ou técnicos operacional, de enfermagem, do trabalho, de segurança do trabalho e em desenvolvimento organizacional (documentação ou informática-telefonia). Os salários oscilam entre R$ 1.066,94 e R$ 1.702,99.

São oferecidas ainda 89 vagas para os seguintes empregos de nível superior: analista administrativo (advogado), especialista técnico (dentista ou médico), especialista em desenvolvimento e gestão (arquivista ou engenheiro civil) e médico do trabalho. Os salários são de R$ 1.962,33 para advogado e de R$ 2.918,09 para as demais opções.

A Fundação Casa oferece ainda os seguintes benefícios mensais: vale-refeição de R$ 268,25 e vale-alimentação de R$ 61,79; vale-transporte; assistências médica e odontológica, parcialmente subsidiadas; seguro de vida; e auxílios-funeral e berçário, este no valor de R$ 229,85.

As provas serão aplicadas nas cidades de Campinas, Iaras, Jacareí, Marília, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo. A data prevista é 30 de janeiro de 2011.

Embratur abre concurso para 504 vagas imediatas e para cadastro

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) lançou edital para preenchimento de 504 vagas de níveis médio e superior, sendo 84 imediatas e outras 420 para formação de cadastro de reserva – 5% das vagas serão reservadas a deficientes. Os salários variam de R$ 1.950,23 a R$ 4.834,22. O edital foi publicado nesta segunda (8), a partir da página 174 do Diário Oficial da União, na seção 3.

As vagas são para a unidade da Embratur em Brasília. Para nível médio o cargo é de agente administrativo, com salário de R$ 1.950,23. Para nível superior as oportunidades são de administrador, economista, técnico em comunicação social, técnico especializado II e técnico especializado IV. O salário é de R$ 4.834,22 para economista e de R$ 3.943,65 para os demais cargos.

As inscrições devem ser feitas de 10 de novembro a 20 de dezembro pelo site www.universa.org.br. Também é possível realizar a inscrição na Central de Atendimento ao Candidato, que fica no SGAN 609, módulo A, Asa Norte, Brasília (DF). A taxa é de R$ 45 para nível médio e de R$ 75 para nível superior.

A seleção será composta de provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos. Os exames serão aplicados em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A primeira etapa está marcada para 6 de fevereiro.

Magazineluiza.com lança programa interativo na web

O magazineluiza.com está com mais uma novidade que promete agitar os usuários de internet e frequentadores das lojas virtuais em todo o Brasil. Trata-se do Magazine Luiza é Show, um programa interativo criado especialmente para os clientes que gostam de estar inteirados sobre as inovações via web.

Com duração de 50 minutos, o Magazine Luiza é Show será transmitido em datas previamente marcadas, a partir das 15h, ao vivo pelo site www.magazineluiza.com.br/ao-vivo, e nas lojas virtuais do Magazine Luiza por meio de um aparelho de TV disponibilizado em cada filial.

Comandado por Lucila Thomé e Rogério Faria, a cada edição uma atração diferente com dicas úteis sobre culinária, artesanato, saúde e bem estar é apresentada ao espectador, que poderá se manter bem informado sobre diversos assuntos do cotidiano.

O público terá ainda a oportunidade de se aproximar do Magazine Luiza, conhecendo o funcionamento de alguns produtos da loja que serão mostrados durante os quadros. Após a edição de hoje (dia 9), os próximos programas estão previstos para serem exibidos nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro.

Para participar ao vivo, os interessados podem enviar um e-mail para cursos@magazineluiza.com.br, ou comentar via Twitter utilizando a hashtag #mleshow. Outra forma de participar é por telefone, para isso, basta se dirigir a uma Loja Virtual do Magazine Luiza. Durante o programa, uma filial será sorteada pelos apresentadores que entrarão em contato com o cliente, dando-lhe uma oportunidade a mais de interação no Magazine Luiza É Show.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Contribuintes em débito já podem aderir ao Refis em PV

A expectativa do prefeito Ernane Erbella é que cerca
de R$ 1,5 milhão entre nos cofres municipais
Entrou em vigor nesta segunda-feira (8), a Lei Complementar nº 082/2010 que institui em Presidente Venceslau o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), direcionado aos contribuintes que apresentam atraso com os tributos municipais, como IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviço), e outros. A proposta do Executivo, em atendimento ao vereador João Luiz Cola, foi aprovada em votação de dois turnos pelo Legislativo.

Os interessados têm até o próximo dia 10 de dezembro para aderir ao Programa, podendo o prazo ser prorrogado até o dia 20 de dezembro, mediante distribuição de senhas.

A expectativa do prefeito Ernane Erbella é que cerca de R$ 1,5 milhão entre nos cofres municipais. O Refis dará desconto de 100% em multas, juros e honorários para o pagamento à vista e 80% para pagamento em até três vezes com a primeira parcela quitada até o dia 10 de dezembro, mesmo para quem anteriormente já havia negociado suas pendências junto aos setores Jurídico ou de Lançadoria da Prefeitura.

O Refis tem por objetivo promover a regularização de créditos no município, decorrentes de débitos de contribuintes pessoas físicas e jurídicas, relativos a tributos ocorridos até 31 de dezembro de 2009, inscritos em dívida ativa ou não; ajuizados ou a ajuizar.

De acordo com o prefeito, o Programa de Recuperação Fiscal em vigor representa uma nova chance dada pela Prefeitura aos contribuintes que estão em débito. “É uma oportunidade para aqueles que estão em débito saldar os seus compromissos com a municipalidade sem multas pagando a vista, ou ainda com um grande desconto na multa, caso opte pelo parcelamento”, explica Erbella.

O Chefe do Executivo venceslauense lembra que o montante do Refis são recursos que já estavam previstos no orçamento do município e que não foram arrecadados. “O que esperamos com o Refis é recuperar o dinheiro previsto para obras e melhorias diversas que estava dentro do planejamento de trabalho da Prefeitura”, explica. “É importante o contribuinte saber que, quando deixa de saldar seus compromissos com a Prefeitura, não está prejudicando o prefeito, e sim, toda a cidade, pois é o dinheiro que seria convertido nas áreas da saúde, educação, pavimentação, infraestrutura, esporte, rede de galerias, entre outros”, argumenta Erbella.

“Entrando dinheiro nos cofres municipais podemos dar andamento às demandas da população e construir um município cada vez melhor para se viver”, comenta o prefeito.

Os interessados em aderir ao Refis podem procurar pelo Setor Jurídico da Prefeitura, no Paço Municipal, no horário entre 7h30 e 13h30, portando documentos pessoais como a carteira de identidade (RG) e o CPF. (Com Assessoria de Imprensa)

Sto. Anastácio coleta 670 litros de óleo de cozinha usado

A cada 2 litros de óleo, a pessoa troca por dois cupons no valor de R$ 0,40

No último mês, ocorreu a primeira coleta de óleo de cozinha usado em Santo Anastácio. Foram coletados 670 litros de óleo. A coleta foi realizada pela empresa Óleo & Óleo e acompanhado pela Secretaria do Meio Ambiente.

“Esta primeira coleta nos surpreendeu e mostrou que a população de Santo Anastácio está contribuindo com esta campanha. No momento, as pessoas que se dirigirem aos Ecopontos poderão trocar o óleo apenas por cupons pois o preço do óleo subiu muito. A cada 2 litros de óleo em garrafa pet, a pessoa troca por dois cupons no valor de R$ 0,40 centavos cada", segundo a secretária do meio ambiente, Olívia Bariani Bagi.

Confira os locais de arrecadação: Mercado Tatu; Mercearia N.S. Aparecida; Supermercado Econômico; Supermercado JP; Supermercado Lisboa; Supermercado Tebar e Supermercado Ulian. GN

Bauru sediará Jogos Abertos do Interior em 2012

Decisão foi por aclamação ontem (7), em Santos
Após 42 anos, Bauru voltará a ser sede dos Jogos Abertos do Interior. Na manhã deste domingo (7), no Teatro Coliseu, em Santos, os representantes das cidades com direito a voto elegeram, por aclamação, o município de 380 mil habitantes e que está estrategicamente situado no coração de São Paulo, como diz o lema adotado para a candidatura. A decisão foi simples, pois logo no início da solenidade, Nelson Gil, coordenador de Esportes do Estado de São Paulo, leu uma carta de desistência do trio de municípios composto por Tietê, Cerquilho e Boituva, que também concorreria. Com a vitória assegurada, representantes de Bauru subiram ao palco para apresentar o vídeo preparado para defender a candidatura.

O prefeito Rodrigo Agostinho se disse feliz pela escolha de sua cidade, que foi sede do JAI pela última vez em 1970. “Ficamos muito tempo, tempo demais, sem receber os Jogos Abertos e agora vamos investir mais ainda em esporte, pois queremos mostrar a importância que o esporte tem na vida das pessoas. Estou impressionado com a estrutura que Santos montou”, disse Agostinho. Além do prefeito, a delegação de Bauru também esteve representada pela vice-prefeita Estela Almagro e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Antonio Mondelli Júnior, que destacou alguns pontos da cidade, como a rede hoteleira composta por 31 hotéis com 1.523 vagas, 10 centros universitários com instalações esportivas preparadas para receber partidas dos Jogos Abertos e o aeroporto internacional, entre outras facilidades. A principal seria o fato de estar num ponto central do Estado, o que facilitaria a chegada dos atletas.

A secretária de esportes de Presidente Prudente, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute, viu com bons olhos a escolha por Bauru. “Com certeza os jogos abertos em Bauru deverão ser muito bom para todos. É uma cidade que fica no centro do Estado, de fácil acesso para todas as delegações. Para nós de Presidente Prudente não será diferente”, contou a Tute. Em 2011 a 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni será em Mogi das Cruzes. Acompanhe os Jogos Abertos do Interior pelo site: http://www.santos.sp.gov.br/jogosabertos. Os Jogos Abertos do Interior são organizados pela Prefeitura de Santos e Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Sabesp e CPFL. (por Marcos Chicalé para GN)